Na manhã desta quarta-feira (07), a Escola Estadual Dr. Silva Mello, conhecida também como Polivalente, foi interditada pela defesa Civil Municipal por tempo indeterminado. Uma caixa d’água transbordou e inundou todos os andares da escola, impedindo que alunos entrassem nas salas.

De acordo com o gerente da Defesa Civil Municipal. Romildo Scalzer, por conta das constantes chuvas, a caixa d´água, que não recebia manutenção, transbordou e inundou todos os 4 andares do prédio.
“O corpo de bombeiros recebeu uma denúncia anônima e nos acionou. Chegando no local constatamos que a falta de manutenção na caixa d´água foi a causadora do problema. A situação estava tão séria que solicitamos o apoio do Corpo de Bombeiros. Na escola há uma caixa d´água vazia, que está com encanamento entupido, com as chuvas fortes dos últimos dias, a caixa foi enchendo e sem ter por onde a água sair, ela foi inundando a laje, o volume foi tanto, que atingiu todos andares do prédio”, relata.


Romildo conta que em vistoria a escola, a Defesa Civil identificou uma parede no quarto andar do edifício com risco eminente de cair sobre o ginásio da escola. “A parede na cobertura está com uma rachadura superior à um 1 centímetro. O risco de queda é muito grande, ela pode vir a cair no ginásio. Realmente é perigoso”, diz o gerente da defesa Civil.
Romildo conta que constatou uma série de outras irregularidades que impedem o funcionamento da escola. “Há fiação elétrica exposta, salas com queda de gesso, uma escada que dá acesso ao laboratório estava bastante deteriorada pelo tempo e ainda faltando um degrau, as rampas de acesso aos andares tinham blocos antiderrapantes faltosos, e o subsolo estava tão inundado que não conseguimos nem entrar para analisar sua situação”, comenta.
Interditada. Segundo Romildo, a escola está interditada por tempo indeterminado. “A Defesa Civil Municipal interditou a escola. Já foi solicitado uma vistoria do engenheiro da Defesa Civil Estadual, para analisar, emitir um laudo e determinar o que precisa ser feito. Mas só quem pode desinterditá-la é Defesa Civil Municipal”, afirma Romildo.
Histórico. O prédio original da Escola Estadual Dr. Silva Mello, no Itapebussu, está em obras há mais de 6 anos. Desde então os alunos foram alocados em prédio alugado, na Rua Horácio Santana, no Parque da Areia Preta, durante o período de obras.

Uma aluna do 3º ano, que não pode ser identificada, reclama das condições da estrutura da escola. “O ensino daqui é muito bom, os professores são excelentes, mas a situação aqui está precária! Mesmo limpando, o prédio em si já é sujo. O gesso do teto de todas as salas está rachado, temos medo de que ele possa cair em cima de alguém a qualquer hora. Não podemos nem ter educação física realmente nos exercitando, só ficamos sentados com jogos de tabuleiro, porque o telhado da quadra está muito esburacado, chove mais dentro do que fora, e quando está calor ninguém aguenta ficar lá porque as telhas esquentam muito, é perigoso até passar mal”, relata a jovem.
Uma outra aluna do 3º ano, que também não será identificada nesta matéria, fala sobre as condições do prédio. “Desde que eu estou aqui temos que sair 15 minutos mais cedo, somos orientados a não descer todos juntos, porque as rampas não suportariam todos os alunos da escola descendo ao mesmo tempo, então liberam cada andar em um horário diferente para que não aconteça nada. Eles falam que isso é para o prédio não cair. Como podemos ficar nessa situação? ”, indaga.
A aluna está preocupada com seu ano letivo. “As aulas mal começaram e já vamos ter que parar. Isso vai nos prejudicar muito, principalmente quem está prestes a fazer ENEM. Não sabemos como vai ser, se vamos repor esse tempo perdido aos sábados, ou nas férias, e isso não é justo com a gente”, fala a menina.
O Portal 27 encaminhou perguntas para a Secretaria Estadual de Educação perguntando sobre a situação da escola e também sobre as reclamações dos alunos e até o fechamento desta edição não obtivemos repostas.
Atualizado as 20h.
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informa que a Escola Estadual Dr. Silva Mello está passando por obras de reconstrução no valor de R$ 13 milhões, e que devido as obras, atualmente, os alunos estão estudando em um imóvel alugado, prédio onde anteriormente já funcionou uma escola particular. Uma equipe de engenharia da Sedu esteve hoje no local para verificar os questionamentos da Defesa Civil e notificou o proprietário do imóvel, sob pena de multa, para providências. A Sedu informa, ainda, que os reparos na unidade já estão sendo providenciados para que as atividades escolares possam ser retomadas na sexta-feira (09).
O Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) informa que a obra foi paralisada em outubro de 2017 por incapacidade financeira da empresa que estava executando os serviços. O instituto está providenciando a recontratação da 2ª colocada na licitação da reforma da unidade. A previsão é de retomada da obra em março deste ano, com previsão de conclusão no 1º semestre de 2019. Com o novo espaço, os estudantes contarão com 16 salas de aula, sala professores, biblioteca, dois laboratórios de informática, laboratório de química/biologia, laboratório de matemática/física, quadra poliesportiva coberta, cozinha, refeitório, pátio coberto e descoberto, sala de rádio/grêmio e auditório.











