A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) inicia nesta semana auditoria nas Organizações Sociais (OS) que operam nos hospitais do Estado.  De acordo com o subsecretário de Estado de Controle, Marcelo Antunes, o trabalho terá início por meio de uma inspeção no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

Além do Himaba, são administrados por Organizações Sociais os hospitais de Urgência e Emergência (antigo São Lucas) e Central, em Vitória; e Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A previsão é que o primeiro relatório de inspeção seja concluído em 30 dias. O objetivo da Secont é realizar inspeções em pelo menos mais uma unidade hospitalar ainda no primeiro semestre deste ano, e nos outros dois hospitais no segundo semestre.

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) inicia nesta semana auditoria nas Organizações Sociais (OS) que operam nos hospitais do Estado.

Antes de iniciar a ação de controle, a equipe da Secont realizou reuniões com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para alinhar o escopo da fiscalização. “Sabemos que o modelo de administração hospitalar por meio de OS é algo novo, e que tem fragilidades, que precisamos levantar”, destaca Marcelo Antunes.

Durante a inspeção os auditores terão acesso aos relatórios de monitoramento e ao sistema de prestação de contas contábil, econômico e financeiro das OS. Os principais pontos avaliados serão o cumprimento de metas, prestação de contas e pagamentos efetuados.

O subsecretário observa que o objetivo principal da ação é garantir a qualidade no atendimento à população, e as conclusões apontadas pela auditoria poderão subsidiar a tomada de decisões por parte dos gestores estaduais na elaboração de propostas de mudanças no modelo hoje adotado para gerenciar as unidades de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!