Durante reunião entre moradores e comerciantes de Meaípe, ocorrida hoje (31) pela manhã o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES), prometeu iniciar as obras de construção de uma pista auxiliar na semana que vem, para desviar o trânsito da erosão. Ainda na reunião, foi anunciado que Meaípe vai receber a obra de engordamento da faixa de areia. A licitação para contratar a empresa deve ocorrer ainda neste ano.

Governo e moradores se reúne para tratar sobre erosão em Meaípe. DER anuncia obra paliativa para próxima semana. Foto: Geraldino Nascimento Neto.

A proposta é que a nova pista auxiliar seja construída no local onde há um barranco, para garantir a segurança dos usuários, impedindo que a erosão volte a cortar parte do asfalto.

Nós já mostramos aqui no Portal 27, que a erosão está avançando a pista e motoristas tem que dividir meia faixa de asfalto para transitar no local. Leia aqui

“A circulação na nossa via, no verão vai ser normal. Ao invés da pessoa seguir reto, vai fazer uma curva e seguir o fluxo. Vamos ter um quebra-mola para redução de velocidade, mas o fluxo vai ser normal”, disse o diretor geral do DER- ES, Luiz Cesar Maretto, durante a reunião.

Representantes do Governo, Subsecretário de Estado do Turismo, Gedson Merísio, Diretor do DER, Luiz Maretto, Luiz Carlos Casotti e o Engenheiro responsável pela obra. Foto: Wagner Bourguignon

Estiveram presentes, o subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Merízio, o secretário adjunto de Obras da Prefeitura de Guarapari, a presidente da Associação de Moradores de Meaípe, o representante do deputado Enivaldo dos Anjos, líder do Governo na Assembleia, assessoria do deputado federal Ted Conti, o diretor geral do DER- ES, Luiz Cesar Maretto Coura, além de demais moradores e comerciantes da região.

“O representante do DER confirmou que vai fazer uma obra paliativa na segunda-feira na pista em Meaípe, e  isso vai ajudar na situação que está muito perigosa. Também prometeram melhorar a sinalização para o verão”, disse a presidente da Associação de Moradores de Meaípe, Marlene Amado.

Obra de Engordamento da Praia de Meaípe deve ser licitada ainda neste ano

Outra novidade anunciada na reunião, foi a promessa de realizar uma obra definitiva em Meaípe, fazendo o engordamento da faixa de areia que vai da Praia de Meaípe até o Porto de Ubu.

O subsecretário de Estado do Turismo, Gedson Merísio, disse que a previsão é que a obra vai ser uma grande Praia para Meaípe.

“O engordamento da Praia de Meaípe é um pedido antigo da comunidade e nós estamos felizes por que será uma obra definitiva, que vai ampliar a faixa de areia e será feita uma larga extensão de areia da Praia de Meaípe até a Samarco”.

O DER informou que em dezembro vai iniciar o processo de licitação da obra de engordamento. A previsão é que o projeto seja apresentado e obras iniciadas em março de 2020.

“Nós estamos finalizando os processos para fazer a licitação da obra de engorda da Praia de Meaípe.  Nós teremos praia em Meaípe, não só aqui, no centro do bairro, mas nós teremos praia ao longo da via, até chegar perto do cais da Samarco”, informou o diretor geral do DER- ES, Luiz Cesar Maretto, durante a reunião.