A elaboração de novos pratos culinários e a diversificação da renda familiar estão entre os principais objetivos do curso que será ministrado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em Piúma, neste sábado (31). Ao todo, 30 mulheres, esposas de pescadores, já selecionadas pela Aderes, vão participar do curso.

Imagem de divulgação

A capacitação faz parte do Projeto “Delas”, da Aderes. Desta vez, a ação será realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Piúma, o curso de Gastronomia da Universidade de Vila Velha (UVV); e o Movimento de Educação Profissional do Espírito Santo (MEPES), que cederá o restaurante para a realização do curso.

Com ajuda da turma da disciplina de Frutos do Mar, do professor da UVV, Alessandro Eller, as participantes do curso aprenderão duas novas receitas: quibe de peixe e feijoada de mariscos, além de receberem orientações sobre boas práticas para manipulação de peixes e frutos do mar.

A gerente financeira e administrativa da Aderes e coordenadora do curso Delas, Sandra Aragão, explica que a iniciativa do curso partiu de uma demanda da própria comunidade. “Nós fomos procurados pela Secretaria de Desenvolvimento de Piúma para a realização de ações com essas esposas de pescadores. Após aplicação de uma pesquisa pela Aderes, essas mulheres nos informaram que queriam aprender novas receitas”, comenta.

Sandra Aragão esclarece ainda que a medida favorecerá a situação econômica das famílias de pescadores. “São 30 mulheres que hoje trabalham basicamente com a fritura de peixes, e que terão a oportunidade de ampliar sua renda por meio de novos conhecimentos e técnicas. Posteriormente, esse grupo vai passar por novas capacitações para vender melhor esses novos pratos, e até apresenta-los em festivais que são realizados na cidade”, detalha.

Serviço:
Curso: Preparo de Quibe de Peixe e Feijoada de Mariscos
Data: 31/08 (sábado)
Horário: 9 horas.
Local: Centro de Formação e Reflexão, Fazenda Boa Vista, Bairro Sherry, Piúma -ES.

Deixe seu comentário