No dia 11 de Agosto, se comemora o dia do Advogado. De acordo com o Conselho Federal da OAB, existem no Brasil mais de 820 mil Advogados. Só no Espírito Santo, são mais de 13 mil. O número pode impressionar, mais o que mais se destaca hoje em dia, é a competência para se atuar dentro da área. Seja na Advocacia Pública, no Direito Administrativo, Civil, Ambiental, Comercial, do Consumidor, de Propriedade Intelectual, Penal ou Criminal,  Tributário e Trabalhista ou Previdenciário.

Segundo o dicionário Aurélio, Advogado significa “Profissional graduado em Direito, legalmente habilitado, que orienta e esclarece juridicamente a quem o consulta”. Esses profissionais utilizam de forma ética, as leis para defenderem os interesses dos seus clientes.

IMG_1082
“Essa profissão é a base da modernização das nossas leis”, afirma Joadir.

Entrevista. O Portal 27 conversou com o Advogado Joadir de Souza Júnior, não por acaso, advogado responsável por defender o portal 27 e todos os seus profissionais. Em entrevista Joadir relatou como está a situação  desses trabalhadores da lei.

Como está o cenário capixaba na questão de valorização desse profissional? A advocacia é uma atividade muito específica. Todos precisam do advogado, mas sempre procuram o advogado quando as possibilidades de soluções são menores. Então, em grandes centros onde existem condições economicamente mais favoráveis, a profissão é mais bem recompensada e valorizada, ao fato de que existem condições do profissional ser devidamente melhor remunerado. Já nas cidades mais afastadas dos centros de poder, a advocacia deixa de ser valorizada, mas em contrapartida, nós vivenciamos momentos em que há uma necessidade dos colegas da profissão deles entenderem e não se permitirem serem levados por pechinchas.

Vocês têm o que comemorar nessa data? Sim, nós temos muitas conquistas. Essa profissão é a base da modernização das nossas leis. Ela é responsável por tirar a lei do censo abstrato da letras, dos papeis, e trazer a realidade das pessoas mais simples. Então nós comemoramos esse sentimento de fazer parte da justiça, comemoramos a condição de operadores do direito, da liberdade para elaborar em prol daqueles que de fato são necessitados de um órgão judiciário. Na defesa sempre do direito daqueles que clamam pela justiça contra as arbitrariedades do Estado. Somos felizes por tudo que fazemos.

Quais as dicas que você dá para as pessoas que desejam seguir nessa área? A advocacia é uma profissão que te possibilita a realização de sonhos. Não é fácil e nunca vai deixar de ser fácil. Você sai da faculdade e tem que estudar o dobro do que estudava, até o último dia da sua vida profissional. Os cinco primeiros anos da área são apertados demais. Quem quer ser um advogado, pode optar em seguir essa carreira, porque ela é brilhante, te proporciona muita aprendizagem.

Deixe seu comentário