O treino firme, a dedicação e o amor incondicional ao esporte levaram os alunos Matheus Teles dos Santos e Danielly Pereira a conquistar vagas para representar o Espírito Santo na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2013, competição que vai acontecer em Belém do Pará entre os dias 07 e 16 de novembro.

A oportunidade surgiu após a boa colocação que eles tiveram nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), coordenado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e que foi realizado no último domingo (06).

Na etapa estadual do campeonato, a estudante Danielly Pereira, do 1º ano do Ensino Médio, foi a melhor nas disputas de Arremesso de Peso, ficando na primeira posição. Já o atleta Matheus, do 3º ano do Ensino Médio, conquistou medalhas de primeiro lugar em duas das modalidades que disputou: o Octatlo e Salto em Distância.

alunos_jogos_escolares_jpg
O professor Anderson Magalhães e os alunos. Foto. Sedu.

O professor de Educação Física, Anderson Magalhães Madeira, falou sobre o resultado obtido pelos seus alunos na competição. “É muito gratificante ver que eles estão evoluindo, porque o nosso papel enquanto docente vai muito mais além do que o que oferecemos em sala de aula. Então, quando vêm esses resultados, a escola se sensibiliza e o que acontece é a melhora na autoestima dos alunos”, destacou.

Os Jogos Escolares da Juventude, considerado um dos maiores eventos esportivos estudantil do País, neste ano reunirá mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades desportivas. O evento é dividido em duas partes, uma composta por alunos de 12 a 14 anos; e a outra juvenil, com participantes de 15 a 17 anos.

Dentre as modalidades em disputa estão: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Além dos competidores, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, também vão estar envolvidos na etapa nacional evento reunirá representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal.

Incentivo
Além dos dois alunos classificados, a escola foi representada também por Jadson Brito Pólvora, que ficou em 3º lugar no Arremesso de Peso. Ele, assim como Danielly e Matheus, faz parte do Projeto de Treinamento Esportivo da escola Leandro Escobar, iniciado neste ano e que conta com a participação de mais de 40 alunos da escola.

“Iniciamos um trabalho voltado para a formação humana por meio do esporte. Com alguns poucos dias de treino já foi possível observar que muitos alunos tinham muito talento para o atletismo, dai passamos a intensificar mais os trabalhos e a oferecer mais condições aos alunos”, lembra o professor.

Atualmente o esporte faz parte das práticas pedagógicas da unidade de ensino. Prova disso é o projeto de empreendedorismo que vem sendo desenvolvido. Esta ação é uma maneira de incentivo ao papel autônomo dos alunos, que ficam responsáveis por organizar os jogos escolares internos da unidade, trabalhando com atividades que envolvem marketing, gestão, logística e comunicação.

Chamado de “Olimpíada Escolar Leandro Escobar: A Gestão do Esporte através do processo da Pedagogia da Autonomia”, este evento vem sendo desenvolvido desde abril e engloba jogos de quadra, de praia e atletismo. Com todo o destaque dado aos benefícios para a Saúde e formação dos participantes, ele foi um dos projetos selecionados para a 2ª Feira Estadual de Ciência e Engenharia, da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece de 22 a 25 de outubro, na Praça do Papa.

Deixe seu comentário