A Associação de Moradores de Meaípe esteve nesta terça-feira (19), em protesto no evento promovido pela Câmara no Sesc de Guarapari. De acordo com o vice-presidente da associação, Geraldino Nascimento Neto, a intenção era chamar a atenção do governador para as necessidades da praia que sofre com a erosão.

A associação dos moradores de Meaípe foi ao evento para chamar atenção do Governador paras as urgências do lugar.

Geraldino conta que a associação de moradores do bairro quer, além da construção do muro de arrimo, para conter as ondas do mar, o engordamento de pelo menos um quilometro de extensão de areia da praia, além da urbanização da orla de Meaípe.

“Nós vemos o engajamento da prefeitura e também da câmara em fazer as obras de contenção do muro, mas nós precisamos de mais. E acreditamos que só vamos conseguir com a ajuda de verba de fora, estadual ou federal”, fala o Geraldino.

Geraldino conta que no evento,  foi anunciada uma reforma para a Praia do Morro. Para ele, Meaípe precisa ser priorizada. “Concordo com investimentos feitos em praias. Afinal, somos uma cidade turística. Mas Meaípe, por ser um pouco afastada, não é muito lembrada. E tem questões mais urgentes que a Praia do Morro”, conta.

O Governador, Paulo Hartung, conversou com os protestantes da associação de moradores de Meaípe.

O movimento de moradores conseguiu chamar atenção de Paulo Hartung, que chamou o grupo para uma conversa. Segundo o vice-presidente da associação dos moradores, o governador garantiu que serão feitos estudos para viabilizar o pedido da associação. Geraldino falou ainda, que Paulo Hartung prometeu recebê-los no Palácio Anchieta para dar continuidade à conversa. “O Governador foi até muito atencioso, nos ouviu e prometeu tomar uma atitude. Vamos aguardar seu contato para uma reunião lá no Palácio”, afirma Geraldino.

Mas a associação de moradores que ir além. O vice-presidente conta que o grupo planeja seguir para o Congresso Nacional, em Brasília, em busca de verba federal para as obras. “Sabemos que já existe uma verba de R$1,5 milhão que a Senadora Rose Freitas conseguiu, mas é somente para a obra do muro e acho que ainda não vai ser suficiente. Meaípe merece atenção, já foi uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Precisamos correr atrás para retomar o potencial do turismo daqui”, fala.

Em entrevista à imprensa, o governador Paulo Hartung informou que já traçou planos com o prefeito Edson Magalhães. “Com a conclusão das obras emergenciais, poderemos estudar o caso de Meaípe. Porque uma obra como essa precisa ter estudos. Ali tem algum problema acontecendo, já que alguma intervenção humana foi feita no entorno daquela baia que está provocando um efeito colateral nas correntes marinhas”, explicou o governador.

Hartung lembra que Copacabana teve esse problema e o governo brasileiro contratou um instituto português para estudar a orla e foi possível solucionar a erosão que acontecia no RJ. Já no ES, o mar avançava no calçadão de Camburi, em Vitória, e em 2004 a praia foi estudada e problema solucionado.

“Eu mandei estudar a praia de Camburi. Descobrimos que quando foi feito o porto de tubarão, tiveram que explodir corais para fazer o canal de evolução por onde passava os navios. Como era um porto de água profundas, teve que abrir muito e fez com que desviasse as correntes de águas marinhas e, em outra direção, vinha até a praia, retirando a areia”, relata o governador.

Para Meaípe, os estudos já são realizados, e segundo o governador, será preciso identificar se a construção de um espigão ou engordamento será a melhor solução. “Quando tivermos o diagnóstico certo, porque não podemos jogar dinheiro fora já que o dinheiro é do cidadão, não vai faltar disposição para a realização das obras”, concluiu Hartung.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!