A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) realiza nesta terça-feira (03), às 19 horas, audiência pública em Guarapari para debater o retorno das operações da Samarco e a empregabilidade na região sul do Estado. A reunião acontece no Sesc da cidade.

Foto: João Thomazelli/Portal 27
A reunião acontece no Sesc de Guarapari. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O proponente da audiência, deputado Edson Magalhães (PSD), destacou a importância do retorno das atividades da mineradora para a economia da região. “A paralisação das atividades da empresa reflete diretamente no comércio de todos os municípios do entorno da planta industrial da Samarco. Eles precisam retomar os trabalhos para evitar demissões em massa”, ressaltou.

Para representar a Samarco, foram convidados o diretor-presidente da empresa, Roberto Lúcio Nunes de Carvalho; o diretor de Infraestrutura, Maury de Souza Junior; o diretor financeiro, Eduardo Bahia Martins Costa; e o gerente-geral da empresa, Fernando Schneider Kunsch. O governador do Estado, Paulo Hartung, e os prefeitos Marcos Assad e Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior, de Anchieta e Mariana (MG), respectivamente, também foram convidados para o encontro.

A mineradora teve suas atividades suspensas depois que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais suspendeu as licenças por causa do rompimento da barragem de rejeitos de mineração de Fundão, que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), e, em seguida, contaminou o Rio Doce, atingindo outras cidades mineiras e capixabas.

Foto: Wilcler Lopes/Portal 27
A arrecadação mensal de Anchieta teve uma queda de R$ 9 milhões após a paralisação das atividades da Samarco. Foto: Wilcler Lopes/Portal 27

Entre as consequências do desastre ambiental, houve interrupção da captação de água, destruição da fauna e da flora, além dos impactos econômicos e sociais para pescadores e agricultores que dependiam das águas do Rio Doce para subsistência.

A paralisação das atividades da Samarco resultou numa queda de R$ 9 milhões na arrecadação mensal do município de Anchieta em 2016.

O colegiado é presidido pelo deputado Edson Magalhães (PSD) e tem Marcelo Santos (PMDB) como vice-presidente. São membros efetivos Erick Musso (PMDB), Doutor Hércules (PMDB) e Amaro Neto (SD).

Serviço

Local: Sesc Guarapari – Rodovia do Sol, 1, Muquiçaba, Guarapari

Data: terça-feira (03)

Horário: 19 horas