Uma baleia jubarte macho com cerca de 14 metros de comprimento foi encontrada morta, na ponta do píer da Samarco, em Anchieta, na tarde de ontem (04). A baleia foi removida pelas embarcações de apoio do porto para a Praia das Falésias, facilitando assim os trabalhos dos técnicos e ambientalistas que compareceram ao local.

Animal foi recolhida. Foto: Rosimara Marinho.
Animal será recolhido. Foto: Erike Gonçalves

Segundo o presidente do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, a baleia já estava em adiantado estado de decomposição. Ele disse ainda que uma baleia filhote foi encontrada morta nos últimos dias na região de Itaipava. Lupércio acredita que a baleia encontrada em Anchieta seja a mesma que foi avistada na região de Setiba no último final de semana.

A baleia já havia sido vista passando por Guarapari morta. Foto: Rosimara Marinho.
A baleia pode ser a mesma que foi vista passando por Guarapari. Foto: Erike Gonçalves

Uma máquina deve ir nesta terça-feira à praia para fazer o recolhimento da baleia junto à Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (Remase). Porém, segundo a assessoria da Remase, ontem foram retiradas amostras de tecidos para posterior análise laboratorial.

O Guarda Municipal, Erike Gonçalves foi até o local juntamente com uma equipe da guarda e constatou que a área onde o animal estava é deserta. Segundo ele, o animal já estava morto quando a equipe da Polícia Ambiental e do Ibama e outros técnicos chegaram. “Alguns urubus estavam se aproximando da baleia devido ao mau cheiro por causa do adiantado estado de decomposição”, comentou.

Deixe seu comentário