Uma baleia jubarte macho com cerca de 14 metros de comprimento foi encontrada morta, na ponta do píer da Samarco, em Anchieta, na tarde de ontem (04). A baleia foi removida pelas embarcações de apoio do porto para a Praia das Falésias, facilitando assim os trabalhos dos técnicos e ambientalistas que compareceram ao local.

Animal foi recolhida. Foto: Rosimara Marinho.
Animal será recolhido. Foto: Erike Gonçalves

Segundo o presidente do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, a baleia já estava em adiantado estado de decomposição. Ele disse ainda que uma baleia filhote foi encontrada morta nos últimos dias na região de Itaipava. Lupércio acredita que a baleia encontrada em Anchieta seja a mesma que foi avistada na região de Setiba no último final de semana.

A baleia já havia sido vista passando por Guarapari morta. Foto: Rosimara Marinho.
A baleia pode ser a mesma que foi vista passando por Guarapari. Foto: Erike Gonçalves

Uma máquina deve ir nesta terça-feira à praia para fazer o recolhimento da baleia junto à Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (Remase). Porém, segundo a assessoria da Remase, ontem foram retiradas amostras de tecidos para posterior análise laboratorial.

O Guarda Municipal, Erike Gonçalves foi até o local juntamente com uma equipe da guarda e constatou que a área onde o animal estava é deserta. Segundo ele, o animal já estava morto quando a equipe da Polícia Ambiental e do Ibama e outros técnicos chegaram. “Alguns urubus estavam se aproximando da baleia devido ao mau cheiro por causa do adiantado estado de decomposição”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!