Neste domingo (6), será realizada a 10ª Caminhada Ecológica entre Montanhas e Quilombo Iguape, em Guarapari. O percurso de 9km saindo do trevo de Guarapari em direção a Buenos Aires seguindo a trilha até o Alto Quilombo Iguape. O objetivo da caminhada é divulgar o turismo rural e a cultura dos quilombolas.

Caminhada
Caminhadas são manias em todo Brasil. Foto Ilustrativa Nerea

O Coordenador do Quilombo e também organizador da Caminhada ecológica, Regis Loureiro, relata que o evento apresenta aos participantes, um pouco do interior do município e como é a vida dos quilombolas. “Mostramos às pessoas o que ainda resta de mata, as nossas nascentes, o agroturismo, as pousadas que tem no interior, e a cultura, pois a gente passa na trilha dos quilombolas”, conta Regis.

1011176_390275391091729_2019438225_n
Cultura do quilombo é destaque.

Quilombolas são descendentes de africanos escravizados que mantêm tradições culturais, de subsistência e religiosas ao longo dos séculos. Dessa forma, os moradores de Iguape ainda vivem da agricultura familiar, sendo esta, produzida no campo e levada até a cidade para a venda.

No entanto, os quilombolas do município estão desenvolvendo muitos projetos através da Associação da Comunidade Quilombola. “Nós estamos com vários projetos para serem desenvolvidos, com o Incaper, Governo do Estado, Petrobrás, e a Prefeitura”, expõe Regis.

Desse modo, a associação já traçou as principais prioridades para o grupo. Regis cita alguma delas, água – ele conta que eles possuem nascente na comunidade, mas é preciso fazer o tratamento dessa água, pois em determinados meses do ano, ela chega a faltar.

Eles possuem também um projeto inicial para a apicultura, que venha ser a criação de abelhas para produção de mel e cera. Atualmente, quando se fala em desenvolvimento rural, a apicultura é uma imagem que vêm imediatamente à mente, pois a criação de abelhas é uma atividade de desenvolvimento sustentável. As abelhas são indiretamente responsáveis pela produção de alimentos: frutas, legumes e grãos.

Ainda como prioridades para a comunidade, eles possuem como primazia o transporte para o local e ainda ressalta Regis, que está sendo preparada uma Rampa de voo livre na comunidade e, estará sendo inaugurada em breve.

dsc01989
Programa do Faustão mostrou os quilombos de Guarapari.

O quilombo fica localizado entre Buenos Aires e Iguape, estando a 480m acima do nível do mar. Este grupo foi formalizado pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2012. Essa fundação concretiza a existência destas comunidades, as assessora juridicamente e desenvolvem projetos, programas e políticas públicas de acesso à cidadania.

Após esse reconhecimento, a comunidade recebe o Certificado de Auto Definição como Comunidade Remanescente Quilombola, e passa a somar 30 comunidades no estado do Espírito Santo.

Para participar da 10ª Caminhada e conhecer de perto toda a história, o organizador Regis, convida todos a adquirir a camisa do evento e contribuir com o valor de R$15,00 e mais 2kg de alimentos não perecíveis para a comunidade. A Chegada é no Sítio Mandina com almoço e recreação organizados pela equipe.

Contato: 98179354 – Regis

Deixe seu comentário