A Casa do Cidadão em Anchieta foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (29). Abrir uma empresa ou buscar uma vaga de emprego, tirar o primeiro documento ou participar de um conselho municipal. Tudo reunido em um só lugar, no Centro da cidade, perto dos bancos e do cartório.

A solenidade contou com a presença em massa da sociedade civil para conhecer de perto este espaço que foi criado para facilitar o dia a dia da população, reunindo em só lugar diversos serviços e setores com a oferta de diferentes serviços.

casa do cidadão anchieta
A Casa do Cidadão em Anchieta foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (29).

Estiveram presentes o prefeito Marcus Assad, o diretor presidente da Samarco, Roberto Carvalho, o promotor de Justiça aposentado e um dos idealizadores do projeto, Marco Antônio Nogueira, o deputado federal Carlos Manato, a vice-presidente da Junta Comercial, Elisa Vaggo, o gerente comercial do BANDES, Ricardo Teixeira, o secretário municipal de Governo, Marcelo Dalbom, e demais secretários e servidores.

“O nosso foco é prestar atendimento com qualidade e eficiência, facilitando a vida do cidadão anchietense e também de cidades vizinhas. A oferta de serviços em um só lugar vai dar agilidade para empresários e futuros empreendedores, possibilitando a diversificação de atividades em nosso município. Nós estamos trabalhando e agradecemos a Samarco pela parceria para construção da Casa do Cidadão”, disse o prefeito Marcus Assad.

Casa do Cidadão é resultado de diversas parcerias

A Casa do Cidadão é um espaço que foi criado para facilitar o dia a dia da população, idealizado conjuntamente entre a prefeitura e lideranças comunitárias, no âmbito do Termo de Compromisso Socioambiental da Samarco (TSCA).

inauguração casa do cidadão anchieta
A Casa do Cidadão é um espaço que foi criado para facilitar o dia a dia da população.

O Termo foi assinado entre a Samarco, as prefeituras de Anchieta, Guarapari e Piúma, o Governo do Estado do Espírito Santo e o Ministério Público do ES, com a interveniência técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

Já o presidente da Samarco, Roberto Carvalho, destacou que a inauguração da Casa do Cidadão é um marco. Porém não deixou de mencionar o momento difícil que a empresa está passando. “Estamos em uma luta diária para voltar a usar o uniforme e poder trabalhar. O que nos preocupa é que quanto mais tempo paralisado, menor é o nosso fôlego”, disse.

O promotor de Justiça aposentado, Marco Antônio Nogueira, que é um dos idealizadores da Casa do Cidadão e participou do processo de assinatura do Termo de Compromisso Sócio Ambiental (TCSA), também trouxe à tona a importância da Samarco para o desenvolvimento de Anchieta e região. “Eu espero que Anchieta continue a progredir e temos que unir forças para lutar pelo retorno da Samarco”, disse.

inauguração casa do cidadão anchieta 2
O Termo foi assinado entre a Samarco, as prefeituras de Anchieta, Guarapari e Piúma, o Governo do Estado do Espírito Santo e o Ministério Público do ES, com a interveniência técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

O deputado federal Carlos Manato, teceu elogios ao município e a gestão do prefeito Marquinhos. Segundo ele, faz constantes visitas ao município para apreciar as praias e a cidade.

“O prefeito Marquinhos está administrando Anchieta justamente nesta fase em que há menos dinheiro, mas a cidade está mais organizada, mais limpa, tem educação em tempo integral, saúde de referência”. E destacou ainda: “Não adianta falar em salvador da pátria, nem filho pródigo. Neste tempo de crise, tem que ter experiência”, encerrou, sendo aplaudido pelo público.

O vereador Beto Caliman, que é líder do Governo na Câmara falou dos anseios da população para a Casa do Cidadão.

“Há muitos anos que a população de Anchieta pena pelo mau atendimento. A Casa do Cidadão é uma nova era. O morador agora vai poder resolver seus problemas em um só lugar. São ações como essas que realmente estão mudando a cara de Anchieta para melhor”.

Serviço

Conheça os órgãos que funcionarão a partir de segunda-feira (02) na Casa do Cidadão:

ADETURCI, Agente de Desenvolvimento, atendimento MEI, Cesan, Coordenação dos Conselhos Municipais, Espaço do Empreendedor, Fiscalização, Junta Comercial, Nosso Crédito, Ouvidoria Municipal e Sebrae, Posto de Identificação da Policia Civil, Sine, Telecentro.

Telefones: Recepção 1º andar – (28) 3536-1557

Recepção 2º andar – (28) 3536-2120

Ouvidoria Municipal – (28) 3536-3233

Espaço do empreendedor – (28) 3536-3664

Posto de identificação – (28) 3536-2908

Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, s/n, Centro de Anchieta.