Cerca de 100 policiais se apresentaram na manhã de hoje (26) para o começo de mais uma Operação Verão, em Guarapari. Os policiais, todos recrutas da última turma da PM, vão atuar nas três companhias que compõem o 10º Batalhão.

Os cem policiais se juntam a outros 72 que chegaram à cidade no mês passado, aumentando o efetivo fixo do batalhão, que hoje chega a cerca de 290. Ao todo, serão aproximadamente 400 policiais militares para cuidar da segurança dos moradores e dos milhares de turistas que buscam o balneário no verão. Nesta época do ano a população de Guarapari, que é de cerca de 120 mil, chega a quadruplicar principalmente nos dias que antecedem a virada do ano.

O reforço para a Operação Verão chegou hoje à cidade. Foto: João Thomazelli/Portal 27
O reforço para a Operação Verão chegou hoje à cidade. Foto: João Thomazelli/Portal 27

A cidade também vai contar com seis policiais do batalhão de trânsito, o que representa mais três viaturas, e 12 policiais da Rotam que vão circular pela cidade em motocicletas. Além do patrulhamento convencional, os policiais também vão circular em bicicletas e quadrículos nas orlas das praias.

O capitão Lourencini, chefe de comunicação do 10º Batalhão, informou que vai ter blitz de trânsito diárias. “Estão previstas blitz todos os dias na cidade para coibir a combinação de álcool e direção. Faremos abordagens nas saídas das praias durante o dia e à noite também, em locais estratégicos”, completou.

Capitão Lourencini disse que as blitz de trânsito serão diárias em Guarapari. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Capitão Lourencini disse que as blitz de trânsito serão diárias em Guarapari. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Os novos policiais que vão reforçar o policiamento em Guarapari receberam orientações das características das áreas onde vão atuar, principalmente nas praias mais movimentadas da cidade. O maior número de policiais atuará na Praia do Morro e nas praias do Centro. “Mas não vamos descuidar das outras praias, como Setiba e as praias da Enseada Azul. Vamos trabalhar para que o turista e o morador possam desfrutar de um verão tranquilo”, explicou Lourencini.

O efetivo reforçado da PM ficará na cidade até o fim do carnaval, que em 2016 será no dia 17 de fevereiro.