Convictamente, nós vivemos mesmo numa época de ignorância, obscuridade intelectual e de irracionalismo. Essa tríade é maléfica. Infelizmente, a ignorância tem se tornando jóia cultivada neste país, e os mais pensantes são cada vez mais postos de lado. Quando um político de expressão nacional diz que livro é como academia de ginástica: a gente olha e foge, é porque a coisa ficou feia mesmo.

partidos_arte_tresc_09
Aos olhos da razão, ter uma inclinação politica já está se tornando um ajuntamento de sentimentos.

O pior é que a ignorância é cultivada com arrogância. Parece que quanto mais ignorante, mais digno de crédito. E a sociedade organizada tem se distanciado de uma introspecção augusta e madura, onde ela pode fazer toda a diferença.

Aos olhos da razão, ter uma inclinação politica já está se tornando um ajuntamento de sentimentos, sensações e experiências recheadas de partidarismo nos debates. Isso quando o há. Culpamos as famílias, as igrejas e as escolas (sem querer generalizar), que não são exegéticas em seus ensinos e nem mesmo hermenêuticas em suas aplicações?

Em nenhum momento da história da educação brasileira a “Constituição Brasileira” foi ensinada e em nenhuma série. O tema política (e não politicagem) parece ser evitado nos corredores do ensino. Havia uma matéria conhecida pelo nome de “OSPB” (Organização Social e Política Brasileira). Mas, já não há. Foi extinta.

constituição
Em nenhum momento da história da educação brasileira a “Constituição Brasileira” foi ensinada e em nenhuma série.

Seguramente, nossa salvação mora, principalmente, nos profissionais da educação (e não somente). Os professores, pedagogos etc,. verdadeiros heróis sociais e por quem passamos ao longo de nossa formação, inclusive formação política.

Certamente que percebemos muita gente ingênua; até tolos nessas veredas. Os muitos analfabetos sociais que enxameiam nossas ruas, nos fazem corar o rosto de tantas inconveniências que falam e cometem em torno do tema “política”, sem se darem por percebidos de que muito do que se fala “é politicagem”.

Ficamos abismados da forma como as pessoas se submetem a discutirem no campo das ideias de um cenário, onde se pensa no momento e não nas futuras gerações, no agora e não no depois, a curto, e não a médio e nem a longo prazo.

politica-x-politicagem1A politicagem é cada vez mais um conceito para dentro do qual as pessoas projetam seus sonhos; e isso de forma mesquinha, individual, porém, orquestrada. O que passar disso, é política. Política, isto é, sobretudo, quando pensada de modo coletivo. Como alguém bem disse: “políticos pensam no momento atual de sua nação; estadistas pensam nas próximas gerações”.

Se assim o for, após fazermos uma rápida leitura de nosso teatro político, será fácil pensar e perceber sobre quem efetivamente faz política ou politicagem nos últimos 70 anos do Brasil.

SérgioKleberson Sergio de Andrade – Pastor Batista, professor de Filosofia, Sociologia, Teologia, Ética e Cidadania, Bacharel em Teologia, Pedagogo, pós graduado em gestão escolar, Ética, Filosofia, Educação, docência do Ensino Superior, Capelania Hospitalar, licenciado em Filosofia e Sociologia e acadêmico de Psicanálise.