A Prefeitura de Piúma realiza hoje a primeira Conferência da Cidade, que é uma etapa preparatória da Conferência Estadual das Cidades. O evento é hoje, amanhã e quarta no auditório do IFES de Piúma e é aberta à participação dos cidadãos piumenses.

A Conferência é convocada pelo Conselho Nacional das Cidades e pelo Ministério das Cidades e tem como objetivo o planejamento das ações do Ministério no período de 2014 a 2016.

Além desse objetivo nacional, o debate em Piúma vai focar na busca de um planejamento adequado para um novo ciclo de desenvolvimento do município. Temas como a reforma urbana, o desenvolvimento sustentável e a qualidade dos serviços públicos vão estar na programação.

392854_508733069188037_1037381543_n

A Conferência pretende apontar caminhos para a drenagem de águas pluviais na ilha de Piúma, a conclusão do saneamento, as novas regiões para expansão industrial e as soluções para garantir melhor mobilidade urbana dos cidadãos. E pretende articular um amplo acordo com municípios vizinhos, como Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, para buscar fontes de financiamento para o saneamento dessas cidades, acabando com a poluição que atualmente dificulta o desenvolvimento do turismo em Piúma.

“Minha proposta enquanto candidato foi apresentar à sociedade piumense um choque de gestão, onde a experiência à frente da administração pública nortearia nossas ações. A Conferência da Cidade cumpre uma agenda nacional, e o nosso comprometimento nos desafia a fomentar um debate participativo em Piúma, focando forças em um planejamento construído a quatro mãos, onde o povo e a administração podem construir juntos um novo ciclo de desenvolvimento do município”, diz o prefeito Samuel Zuqui.

549774_419841694769793_981614498_n
“Minha proposta enquanto candidato foi apresentar à sociedade piumense um choque de gestão”, diz Samuel.

Palestrantes

Foram convidados quatro palestrantes, que vão contribuir para qualificar os debates. No dia 27 o ex-prefeito de Mucurici, Atanael Wagmacker vai falar sobre a importância da reforma urbana. “É nas cidades que se concentram mais de 80% dos moradores, e é nas cidades que estão os principais problemas de saneamento, habitação e transportes”, diz.

Ele realizou significativas mudanças durante sua gestão em Mucurici, transformando a cidade em campeã de qualidade de vida na região norte do Espírito Santo. E o ex-prefeito Valter Potratz vai listar os principais desafios para um novo e vigoroso ciclo de desenvolvimento de Piúma.

No dia 28, Fabricio Brambila presidente do Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá (Venda Nova do Imigrante) vai falar sobre a importância de se combinar desenvolvimento com preservação ambiental, como garantia de qualidade de vida às gerações futuras.

Outro convidado é Fayer Fonseca, ex-secretário de Saúde de Anchieta, que vai apresentar inovações e estratégias na busca da excelência no serviço público. Fayer tem especialização em “coaching”, uma modalidade de treinamento profissional que busca obter o melhor da capacidade de cada pessoa, através de técnicas de motivação e busca de sentido para a carreira profissional e para a vida.  “Os temas em debate vão proporcionar uma nova pactuação da sociedade piumense, na busca por um caminho que deve aliar desenvolvimento com sustentabilidade e qualidade de vida”, diz Nelson Morghetti, secretário de Desenvolvimento de Piúma e coordenador da Conferência.

Deixe seu comentário