Fim de ano chega e imagino que você deve estar só na ansiedade pelas festas de confraternização! Espumante pronto, papos descontraídos, comidinhas e drinks a vontade, e aquele tradicional amigo secreto entre os colegas. Contudo, é sempre válido ficar atento aos excessos, para assim, não cometer as famosas gafes e ultrapassar o limite do bom senso. Então, vamos lá!
 

1. Recebi o convite, e agora?

Agradeça e tente comparecer! Alguém investiu tempo e dinheiro para proporcionar uma integração entre os convidados. E você será esperado. Além disso, sua presença demonstra comprometimento e educação. Se for festa empresarial, fique pelo menos até os discursos. Neles, podem haver avaliação de resultados e você se mostra interessado.
 
2. Vestida para matar! Nem pensar!
 

Nem pensar! A moda anda bem democrática, mas não é apropriado ousar demais. Principalmente em eventos corporativos. Pode comprometer sua credibilidade, mesmo em se tratando de um ambiente mais informal. Caso o traje não esteja especificado, a dica é ser elegante. Para as mulheres, sugiro não exagerar no decote. Tome cuidado com fendas, transparências, ou que insinuem sensualidade.  Para os homens, evitem roupas muito alternativas que fogem do propósito da ocasião. Leve sempre em consideração o local, horário e estilo do evento.

 
3. Posso levar meu vizinho?
 
Não! Pessoas que não fazem parte do grupo social normalmente se sentem um peixe fora d’água, ou te darão trabalho. Só leve se o convite for extensivo ou se você tiver uma boa razão para levar alguém de última hora. Se não tiver outra alternativa, pergunte ao anfitrião se vai atrapalhar ou se é permitido.
 
4. Comer como se a comida fosse acabar!
 
Concordo com você que às vezes o cardápio das confraternizações são bem atraentes. Mas não justifica fazer do prato uma montanha como se fosse a última refeição da vida! Além disso, as festas duram em média 4 horas, e é o tempo suficiente para provar de tudo um pouquinho. Tenha calma!
 
5. Dançar como se não houvesse amanhã!
 
É permitido, e devem, se divertir, porém com moderação. Se comportar de maneira ética e com responsabilidade é sinal de elegância. Isso certamente evitará gafes.
 
6. Paquerando o meu/minha chefe!
 
Tente evitar ser caloroso demais nos abraços ou cumprimentos. Deixe o flerte para uma ocasião mais íntima, caso lhe convém. Isso vale principalmente com o chefe ou o anfitrião da festa, que é o centro das atenções e muito observado nos eventos.
7. Falar mal da festa x exagerar nos elogios.
 

Comentários sobre a escolha do local, do buffet ou decoração, que sejam negativos, não agregam em nada. Só vão provocar mal-estar, além de comprometer a saúde organizacional da empresa ou fora dela. Isso coloca a pessoa numa sai justa, caso alguém ouça ou venha a saber. Válido também para as festas de família.

No entanto, vale tomar cuidado para manter o equilíbrio nas conversas e não exagerar nos elogios, e assim, não passar a ideia de está puxando o saco.
A dica é sutileza sempre, tanto nas críticas quanto nos elogios.

 
8. Levando um souvenir pra casa!
 
Não é festa de criança que tem lembrancinha. Mas se tiver, você será avisado e certamente levará uma. Portanto, não há necessidade de colocar debaixo do braço o vinho que sobrou da mesa. Tão pouco pegar os vasos de arranjos de flores, e menos ainda, fazer trouxinha de salgadinhos com os guardanapos! Você tem uma imagem a zelar!
Porém, em festas de família, repare se está havendo a distribuição do que não foi consumido, caso queira levar.
 
9. Cobertura em tempo real.
 
Atualmente vivemos numa geração em que tudo cai na rede. E é normal querer registar na integra o que está acontecendo!
No entanto, não deve ser feito com a intenção de constranger alguém, publicando imagens ou vídeos comprometedores. Com ponderação e discernimento é bacana fazer uns clicks dos presentes.
E por último, mas de forma alguma menos importante (aliás, diria um dos mais importantes):
 
10. Meu Deus, bebi demais!
 
Bebidas em exagero podem te custar o ano todo de esforço e dedicação, e alguns itens da listinha acima podem ir por água abaixo por conta disso. A bebida deixa as pessoas emotivas, desinibidas ou sinceras demais. Isso pode pôr em risco sua imagem pessoal e profissional.
Portanto, tenha moderação!
Encerro por hoje dizendo que ter bom senso é sempre o mais recomendável!
Boas festas!
Por Liane Grobério
Pós-graduada em Gestão e Planejamento de Eventos e Wedding Planner.
Instagram: @lianegroberiocerimonialista
Facebook: Liane Groberio