Além do alerta emitido ontem (31) pela Cesan de que poderia faltar água em Guarapari por conta do alto consumo na véspera de Ano Novo e nos próximos dias, na manhã desta sexta-feira (1) ocorreu um curto-circuito em um transformador da subestação de uma das elevatórias do sistema Benevente.

cesanCapa
Toda a cidade será afetada, já que o sistema é integrado em uma estação de tratamento.

Com isso, a vazão de água bruta captada caiu de 600 l/s para 300 l/s, com tendência de queda. Toda a cidade será afetada, já que o sistema é integrado em uma estação de tratamento.

As equipes da Cesan e da EDP Escelsa já estão no local realizando os reparos e a previsão é que os serviços sejam concluídos até o final da tarde de hoje (1), quando o abastecimento começa a ser retomado gradativamente. Em até 72 horas, após a conclusão dos reparos, o fornecimento deve ser regularizado.

Apesar de os sistemas Jaboti e Conceição estarem funcionando, o Benevente se tornou o principal do município para suprir a demanda da grande quantidade de pessoas que vão para o balneário. Além disso, devido à crise hídrica, os rios Jaboti e Conceição estão com vazão muito reduzida.

De acordo com a Cesan, os registros de desabastecimento devem ser comunicados pela população ao telefone 115. Caminhões-pipa serão enviados para atender casos emergenciais, como hospitais. A população deve economizar a água de seus reservatórios domiciliares e evitar o desperdício, fazendo o uso racional da água.