Lido com meninas lindas todos os dias, vivo no mundo da moda onde todo instante existe a preocupação com as medidas. Você vê as modelos com corpos lindíssimos e querem ter aquele corpo. Calma, nada vem de graça ou milagre e modelo não deve ser esquelética e sim saudável, em alguns lugares já é lei: modelo não pode ser extremamente magra.

A França, com suas indústrias de moda e luxo avaliadas em dezenas de bilhões de euros, se junta a Itália, Espanha e Israel, que adotaram leis contra modelos exageradamente magras nas passarelas ou em campanhas publicitárias em 2013.

Combate mais amplo contra a anorexia

A lei votada na França prevê prisão de até seis meses e multa de 75 mil euros para qualquer agência que desrespeitá-la. O Brasil está nesta campanha.

É saudável querer cuidar do seu corpo e da mente, ter uma vida saudável, cuidar do que vai comer, praticar esporte é essencial para a vida. Procurar um profissional na área da alimentação, e um bom profissional esportivo (personal) é importantíssimo para um ótimo resultado. Não entre em dietas malucas, receitas milagrosas. Treine duro, alimente-se corretamente, foco no objetivo, não em loucuras que podem virar doença ou até matar, e você não chegará ao seu objetivo.

anorexiaMuitas das vezes, quando não estamos neste grupo citado acima, estamos no grupo que só busca se cuidar, quando a ordem é médica. Mas hoje vou falar sobre uma coisa que tem me preocupado, tema levantado por uma de minhas modelos. Devemos tomar muito cuidado, principalmente entre 14 e 35 anos, sem notar, pode desencadear uma anorexia ou bulimia. Vivendo neste meio tive a oportunidade de conversar com meninas e meninos, sim meninos também sofrem.

Muitos me procurando com a ilusão que o corpo esquelético é o bonito, tive um caso em particular em que a menina me procurou contando que sofria de anorexia e que estava quase chegando ao corpo ideal, e me perguntou se ela fosse bem magra se poderia entrar para a agência e que agora ela estava tomando e passando o dia só com café.

Neste momento tem de se tomar muito cuidado em não criticar ou simplesmente não responder, estamos falando da vida de alguém, então orientei que pedisse ajuda e expliquei que uma modelo não deve ser esquelética e sim magra, mas saudável, e que a roupa tem de cair bem e quando o corpo está esquelético temos medo até mesmo de colocar a menina na passarela (medo de passar mal). Claro que estou falando do caso de modelo. Mas não precisa ter um corpo de modelo para ser saudável.

Tive um caso em que um menino me declarou que ia ao banheiro vomitar toda vez que comia algo, porque sofreu de bullying na escola por estar acima do peso, mas que agora havia descoberto como ficar magro, e, mais uma vez, lembro do cuidado que devemos ter.

Se você se enquadrou em alguma destas histórias, lembre-se: você não está só. Fale com familiares, amigos, pessoas que poderão lhe ajudar. Mostre aos seus pais o que está pensando e o que está acontecendo com você, eles estão do seu lado.

Vamos entender o que é anorexia e bulimia

Anorexia é um distúrbio muito comum entre adolescentes, principalmente por conta da pressão social existente nessa fase da vida e todas as mudanças que ocorrem no corpo e na mente. É um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis acima da realidade. Sendo assim param de comer. Entretanto, pessoas de todas as idades podem desenvolver o problema.

bulimiaObserve se seu filho quer sempre comer escondido, se não quer comer, se está muito preocupado com as calorias, mas não come nada e só perde peso, observe se ele não está jogando o alimento no banheiro ou para o cãozinho.

A bulimia é um distúrbio alimentar no qual uma pessoa oscila entre a ingestão exagerada de alimentos, com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes para impedir o ganho de peso. Observe se seu filho vai ao banheiro todas as vezes que come ou se come exageradamente e sempre passa mal logo após, com estados de vômito e está perdendo peso.

Em ambas situações procure estar do lado, não criticar e mostrar que irá ajudar buscando profissionais, como nutricionistas, personal preparado para este tipo de situação, e um psicólogo. Além de demostrar amor, o mais importante.

Deixe seu comentário