Na guerra contra a dengue na cidade de Guarapari, além do mosquito, os agentes de saúde enfrentam outros problemas para poder trabalhar.  De acordo com Aurelice Vieira, Secretária Municipal de Saúde, na noite de ontem (21) moradores do bairro Portal não deixaram o carro fumacê entrar. “Infelizmente uma atitude como essa atrapalha tudo. Quebra o ciclo do trabalho e joga fora tudo que foi feito pelas equipes no combate ao mosquito”, explicou ela.

Fumacê
Secretária afirmou que na noite de ontem (21), moradores do bairro Portal não deixaram o carro fumacê entrar. Foto: Destaque:

Pedra. Ainda de acordo com a secretária, o problema não se resumiu ao Portal. No bairro Bela Vista, alguns moradores teriam jogado pedras no carro. “As pessoas pedem a nossa ação, mas quando precisamos trabalhar não nos deixam entrar no bairro. Esse bairro tem cerca de 16 mil pessoas. E como ficam as grávidas, os idosos?”, pergunta Aurelice.

Aurelice pede apoio da população para o combate ao mosquito. “Pedimos a compreensão e o apoio da população. O município está trabalhando”, diz, explicando que felizmente nos outros bairros, a ação tem sido positiva. “Em outros bairros a população vem nos recebendo super bem. Tudo direitinho. Fizemos o mutirão em toda cidade”, disse.

Moradores do bairro Bela Vista ouvidos por nossa equipe, relataram desconhecer a informação. “Essa informação não procede. Eu até vi o caminhão passar aqui. Não estou sabendo disso não”, explicou Carlos Eduardo, mais conhecido como Cacau, que já foi secretário da associação de moradores.

Aurelice
“Infelizmente uma atitude como essa atrapalha tudo” diz Aurelice. Foto: Wilcler Lopes/portal27

Morador do bairro Nossa Senhora da Conceição, ao lado do bairro Bela Vista, o vereador Thiago Paterlini (PMDB), disse que também não soube do ocorrido. “Isso pode ter sido uma ação isolada de algum morador. A comunidade em si, quer mais que o caminhão passe mesmo. Os moradores não querem atrapalhar, querem ser parceiros do município nestas ações”, afirmou Thiago.

Nossa equipe falou a presidente da associação de moradores do bairro Portal, Valmirene dos Santos, mais conhecida como Maria, que nos informou que foi apenas um desentendido. “Ainda não sei todos os detalhes do que aconteceu, pois eu não estava na hora. Mas fui informada que houve um pequeno desentendimento. Mas já foi tudo resolvido e eles conseguiram entrar. Após o natal vou fazer uma reunião com os moradores para saber o que houve”, disse.

Caso a situação continue, o município pretende acionar a justiça para conseguir entrar nos bairros e fazer o combate ao mosquito. “Diante dessa situação, vamos ao juiz. Vamos em busca de um mandado para que seja autorizado o poder público entrar, principalmente nos bairros de maior incidência”, finaliza.