O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) decidiu encampar a demanda dos moradores e proprietários de imóveis de Meaípe, balneário de Guarapari, para colocar fim aos danos que as ressacas marítimas estão causando no local e anunciou que vai se juntar à Prefeitura do município para buscar soluções para o problema.

Orla da cidade está sendo destruída pelo avanço do mar. Foto: Isabela Vidal.

Além do turismo prejudicado, casas de moradores e o comércio local já estão sendo ameaçados pelo avanço do mar. Nesta segunda-feira (17), Enivaldo dos Anjos terá uma audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB) para tratar do assunto, levando-lhe, oficialmente, a reivindicação de um plano de ação para conter o avanço da maré sobre a linha do mar em Meaípe.

“Já levei o assunto ao conhecimento do governador e agendamos essa audiência específica para tratar do caso”, disse Enivaldo. O problema em Meaípe é antigo, segundo a presidente da Associação de Moradores, Marlene Celda Amado. O fenômeno se repete todos os anos. De acordo com a líder comunitária, “isso prejudica a todos, porque a orla não tem mais praia”.

Nesta segunda-feira (17), Enivaldo dos Anjos terá uma audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB).

Enivaldo dos Anjos acrescentou que não existe mais faixa de areia para os banhistas nem colocarem cadeira de praia para tomar sol e anunciou que, provavelmente, neste final de semana fará uma visita in loco para registrar a situação e conversar com moradores e comerciantes sobre as providências necessárias.

Os quiosques foram retirados da orla em 2012 com a promessa de realização de obras de reurbanização da região, mas nada disso aconteceu. “Fiquei sabendo que a Samarco tinha um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para essa orla e nada foi feito. Vou procurar também o prefeito Edson Magalhães, que foi meu colega de plenário na Assembleia, para agirmos juntos nessa frente”, disse Enivaldo.

Moradores e comerciantes reclamam de abandono do importante balneário. Providências paliativas tomadas pela Prefeitura nunca resolvem em definitivo o problema. “É preciso uma grande intervenção na região para resolver o problema de uma vez por todas. Se for preciso, vamos reunir forças da bancada federal para conseguir os recursos necessários para isso”, acrescentou Enivaldo dos Anjos.

Deixe seu comentário

Comments are closed.