Em entrevista ao portal 27, o artista multimídia Marcelo Moryan, nos contou um pouco de como foi fazer o trabalho de fotografia para o projeto Ensaios 27. Ele foi convidado a fotografar a linda modelo Thainara Gonçalves e em breve vocês vão conferir como ficou o resultado. Confira a entrevista:

Como foi receber o convite para participar do projeto Ensaios 27?

Por natureza, essencialmente, amo desafios e o convite veio ao encontro de algumas metas que estabeleci há algum tempo – fazer um Ensaio Sensual com foco em arte.                        

Foi fácil fotografar a Thainara ?

No ensaio sensual o que diferencia uma boa foto de uma ruim é sobretudo a química entre fotógrafo e a modelo. Eu e Thainara tivemos esta empatia, confiança, respeito… e mais que isso – zêlo. Este é um trabalho que começa no primeiro contato e vai evoluindo. No final de todos os ensaios que faço sempre escuto: “É incrível como eu não vi do outro lado o fotógrafo, mas o meu espelho”. É exatamente este o meu comportamento – Sou um espelho… e Thainara foi incrivelmente hábil diante deste espelho. 

“Amo desafios e o convite veio ao encontro de algumas metas que estabeleci há algum tempo”, diz Moryan.

 A sua ideia para o ensaio estava pronta, ou evoluiu ao conhecer a modelo?

Das inúmeras fotos que o Ensaios 27 me enviou, escolhi a Thainara porque vi nela a mais pura arte que eu poderia realizar… e como todo ensaio é dinâmico, tudo evoluiu de forma surpreendente.                       

Qual o segredo de uma boa foto?

O primeiro passo é conhecer o universo da fotografia para não ficar clicando por aí repetidamente e obter sempre resultados pífios. O Segundo passo é conhecer o seu equipamento – uma máquina fotográfica profissional é semelhante a um computador –  há pessoas que se decepcionam ao comprar equipamentos profissionais… simplesmente porque desconhecem o básico da fotografia e o seu próprio equipamento. O terceiro passo é o essencial do essencial, panejamento. Fotografia é luz… e se você não planeja como vai capturar esta luz… com certeza os resultados não serão os desejados. O Quarto passo é entender de algum software de tratamento, pois toda fotografia, mesmo capturada com a melhor máquina do mundo sempre precisará de algum ajuste… corte, etc. Até mesmo fotógrafos renomados como Sebastião Salgado e Michel Freeman usam estes recursos. Quinto e último passo: sua melhor fotografia uma vez publicada tem que se tornar logo a sua pior fotografia – Pois estudar sempre, sempre e sempre é o que vai te levar para próxima evolução do seu portfólio.                   

“sua melhor fotografia uma vez publicada tem que se tornar logo a sua pior fotografia”, diz Moryan.

O que você quis trazer de diferente para este segundo ensaio?  

Arte, explorar o talento da modelo e como sou apaixonado por Guarapari e Região, trazer à tona uma beleza pouco apreciada – as falésias que ficam na divisa dos municípios de Guarapari e Anchieta – Um cenário cinematográfico… o amanhecer lá é divino!                  

Qual o segredo para uma foto sensual não sair vulgar?

A fotografia sensual é gestual e o limite para gestos é tênue. Na prática todo gesto se completa com algum tipo de olhar correspondente… e é aí que mora o perigo. Raramente você vê em pinturas ou esculturas gregas e romanas que representem a nudez e sensualidade, gestos que não sejam de pura elegância…, mas que ainda assim nos atiçam de forma sublimar.

Qual sua opinião sobre o projeto ensaios 27?

Como todos os Projetos do Portal 27, o Ensaios 27 é inovador e vai além, valoriza a cultura, artistas locais e mostra ao mundo que mesmo restrito por orçamentos, podemos criar e fazer muito para evidenciar e prestigiar nossa comunidade.                 

O que você busca quando captura uma foto?

A essência do momento que está sob minhas lentes. Quando a essência é fotografada todo o resto se completa. É fácil? Não… não é. E como consigo fotografar a essência? Eis o segredo: Você não pode ver tudo o que a luz do momento revela, se vê apenas o que os seus olhos veem. É preciso deixar o coração fotografar – apontar o caminho para o que o sentimento diz!  

Para conhecer melhor o trabalho de Marcelo Moryan acessos os seguintes links.

Site: www.marcelomoryan.com.br

Email: marcelo@moryan.com.br

Facebook: www.facebook.com/marcelomoryanmultimediaarts

Instagram: www.instagram.com/marcelomoryan

Portal27: www.portal27.com.br/author/marcelo-moryan

Telefone: 27 3262 8206

Whatsapp: 27  9 8808 1854