O pãozinho de cada dia é tradicional na mesa dos brasileiros e há quem diga que sem ele o café da manhã e o lanche da tarde não tem a mesma graça. Por isso, esse alimento tão popular ganhou um dia só para ele, 16 de outubro. E para celebrar o Dia do Pão a padaria República dos Pães vai realizar uma ação para trocar garrafas pets ou óleo usado por pão. O evento será no dia 21, das 09 às 11h, nas padarias da rede, localizadas em Muquiçaba e na Praia do Morro.

Uma das ações do Dia do Pão realizada em anos anteriores. Foto: Arquivo Pessoal

A gerente Fabíola Gonçalves Peçanha explicou como funciona a troca.  “A cada dois pet descartáveis ou um litro de óleo pessoa tem direito a trocar por um pão de sal ou pão doce”. Ela também afirmou que uma única pessoa pode efetuar várias trocas. “Não existe limite. A quantidade de pet e óleo que a pessoa trouxer a gente vai atender”.  

Segundo Fabíola, está já é a sétima edição da ação do Dia do Pão. No ano passado foram arrecadados 1.550 garrafas, 55 litros de óleo e 830 pães foram doados. Ela relatou que o intuito da padaria com a campanha é ajudar o meio ambiente e lembrar da importância do pão.

“A intenção da padaria é trabalhar de forma sustentável porque se a gente está recolhendo estes litros da rua, a gente está contribuindo para um meio ambiente melhor. Tem também a preocupação social porque a nossa metodologia foi sempre realizar a campanha nos bairros carentes, mas esse ano não tivemos tempo hábil para isso”.

Na campanha é possível trocar duas garrafas pet ou um litro de óleo por um pão de sal ou um pão doce. Foto: Rafaela Patrício

De acordo com ela, o material arrecadado na campanha será reaproveitado. “A gente faz uma parceria com a ASSCARMARG e (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari) então todo material arrecadado é enviado para eles para reaproveitamento”.

Fabíola também deixou um convite para que as pessoas participem da campanha. “Gostaria de convidar as pessoas de todos os bairros de Guarapari para participar. Apesar da distribuição ser em Muquiçaba e na Praia do Morro, queremos atingir todos os bairros. Queremos fazer uma movimentação grande e bater o recorde do ano passado”.