Primeiramente, o portal 27 vem parabenizar todos os trabalhadores da cidade e da nossa região e ao mesmo tempo fazer uma reflexão. Este primeiro de maio é um dia para se comemorar?

14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS. Gostaríamos de chamar atenção para a crise de emprego no Brasil e principalmente em Guarapari. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego subiu para 13,7% no trimestre de janeiro a março.

Ainda segundo o IBGE, essa foi a maior taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012. No 1º trimestre, o Brasil atingiu 14,2 milhões de desempregados, também batendo recorde da série histórica.

SINE. Curiosamente, mesmo com esses dados, nossa cidade não têm uma agência de empregos. O Sine em Guarapari foi fechado ainda na gestão de Orly Gomes (PDT) e até agora, na gestão de Edson Magalhães (PSD), nada da agência reabrir. Um verdadeiro descaso com os nossos trabalhadores.

O Brasil atingiu 14,2 milhões de desempregados, também batendo recorde da série histórica.

Nossos desempregados tem que se dirigir até Anchieta, as vezes sem o dinheiro para transporte, em busca de um emprego. Um verdadeiro absurdo que não é percebido ou debatido pelas autoridades do nosso município.  O único a se manifestar neste sentido foi o vereador Enis Gordin (PEN). Mas ele sozinho dificilmente conseguirá resolver esta questão. É preciso união.

POLO INDUSTRIAL. E o nosso polo industrial? Que alguns chamam de Polo Empresarial e seria uma chance de criar empregos na cidade, mas que ainda não apresentou nada de efetivo até o momento. O terreno foi comprado pela prefeitura em 2013 por quase 5 milhões e anunciado como a possibilidade de um novo cenário econômico em Guarapari, mas ficou só no papel.

TURISMO. E o nosso turismo? Orly anunciou o “Melhor Verão dos últimos 10 anos”, a chegada de Cruzeiros na cidade, letreiro no Morro da Pescaria, mas tirando ações esporádicas, ainda estamos aguardando projetos mais efetivos e que tenham continuidade na gestão de Edson.

Se o turismo (ou outra atividade econômica) é nossa riqueza e nossa salvação, precisamos realmente de ações e projetos que possam trazer emprego, renda e desenvolvimento para Guarapari. O assunto é longo para apenas este editorial, mas longa também é a espera dos nossos trabalhadores por mais oportunidades de emprego dentro da nossa cidade.

Deixe seu comentário

Comments are closed.