A cidade de Piúma recebeu no último dia 13), uma visita técnica de representantes da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de um engenheiro especialista, para avaliar a situação da praia em busca de soluções para a situação da erosão da orla em Piúma.

O engenheiro e professor José Carlos, que fez o projeto em 2001 explicou que a solução para a situação de Piúma é a construção de espigões no mar. “Fomos chamados para apresentar o meu projeto. Teríamos que fazer aqui o engordamento e cinco espigões. Não seriam espigões de enrocamento, de pedra, mas sim com um material específico, usado no mundo inteiro, mais barato, bastante eficaz e que tem dado um resultado excelente”, explica o professor.

Em fortaleza existe um espigão chamado Ponte dos Ingleses. Também usado para conter o avanço do mar.

Verbas. Ainda de acordo com o professor, o projeto não foi implantado em 2001 por falta de verbas. “O projeto não foi implantado por falta de recursos. Agora ele precisa ser atualizado porque a erosão aumentou e o perfil da praia mudou. Precisamos reavaliar a posição dos espigões, recalcular o volume de material para o engordamento e os custos”, diz. 

De acordo com o assessor da Sedurb, Alberto pego, o governo do Estado está se empenhando em ajudar a cidade de Piúma. “O Estado está preocupado com essa situação. Identificamos um projeto já existente e o autor dele, que é o professor José Carlos. Já vimos que o projeto precisa ter uma atualização, pois foi feito há 16 anos e o mar avançou muito. É preciso agora um entendimento entre o município e o governo do Estado, pois sabemos que sozinho o município não tem condições de bancar”, explicou Alberto. 

Orla da cidade sobre com erosão há vários anos. Partes da ciclovia e quiosques já foram danificados. Foto: Divulgação PMP

Ainda segundo ele, por já ter um projeto Piúma sai na frente. “Vamos saber em que parte e em qual valor o Estado pode ajudar.  O que nos anima é que existe um projeto de engenharia feito para Piúma. Tem várias praias do Estado que sofrem com a erosão e estão em um estágio mais atrasado, porque não têm projeto. E isso é um grande avanço”, disse Alberto.

Engenheiro José Carlos, esteve na cidade e conversou com o prefeito, para avaliar a situação da praia em busca de soluções para a situação da erosão da orla. Foto: Prefeitura de Piúma

O prefeito Ricardo Costa afirmou que tem feito todos os esforços em busca da solução para a praia de Piúma. “Estamos desde o começo do ano trabalhando para a questão da solução da praia. E resgatamos um estudo do INPH, que está sendo analisado pelo DER, e esses estudos indicam que esse projeto talvez seja mais adequado do ponto de vista funcional e econômico para Piúma”, disse o prefeito.

Além de visitar a praia, os representantes da Seburd estiveram também no canal de itaputanga para avaliar os impactos na praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!