1. Na última terça-feira (01) uma escola municipal de Guarapari teve a oportunidade de participar da Mostra Pedagógica de Danças Populares na Universidade Federal do Espírito Santo. A Cidade Saúde foi representada pela Escola Municipal Florisbela Lino Bandeira, localizada no bairro Jardim Boa Vista.
Foto: divulgação

O evento, organizado pela Cia de Dança Andora (UFES) está em sua 5ª edição e tem como objetivo, segundo a professora Valéria Boni “reconhecer o trabalho realizado nas escolas que desenvolvem em suas práticas as manifestações populares, fomentando o papel das crianças e jovens como protagonistas no processo de ensino aprendizagem, tendo a arte, a dança, a cultura como um espaço formativo”.

Foto: divulgação

Os alunos que tiveram oportunidade de participar da Mostra Pedagógica são de uma turma de 4º ano da escola Florisbela. O trabalho foi produzido pelas professoras Valéria Boni e  Silviane Maioli, além da diretora Penha Rossato, da pedagoga Ilza Scolfield, pertencentes ao corpo pedagógico da escola, e da professora convidada Mariana de Oliveira, que tiveram oportunidade em ajudar na preparação das crianças.

A dança apresentada teve como tema “A riqueza dos contos de fadas”, “no Musical aparecem vários personagens dos contos , misturando com as danças populares. A escola levou o encantamento e beleza das danças populares, repleto de afetos cotidianos, por meio dos personagens fantásticos do folclore, como fadas, lobos, bruxas e princesas, desvelando a magia que faz as crianças tornarem todo final feliz”, afirmou Valéria.

Foto: divulgação

De acordo com a professora, que leva seus alunos pelo segundo ano consecutivo, a experiência é gratificante. “A experiência para os professores, os alunos, e todos os profissionais envolvidos é gratificante, pois podemos oportunizar uma experiência significativa para as crianças, visto que muitas delas, não conheciam o espaço de um teatro”, afirmou.

“E romper com os muros da escola, conhecer um espaço de formação, ampliar os conhecimentos de forma lúdica, cultural, dançando e assistindo as demais apresentações faz parte de uma educação que busca construir o aluno como um todo, o que foi perceptível no olhar dos alunos, na alegria por eles expressas, e nas falas positivas e construtivas de pais e alunos”, finalizou Valéria destacando que os alunos foram aplaudidos de pé por todos os presentes.

Deixe seu comentário