Guarapari continua sofrendo com o desabastecimento de água. Depois de um curto-circuito em um transformador da subestação de uma das elevatórias do sistema Benevente, na sexta-feira (1º), alguns bairros do município já apresentam abastecimento normalizado, enquanto uns permanecem sem água.

falta d'água
Moradores afirmam que sofrem com a falta d’água todo ano.

Leitores do Portal 27 entraram em contato com nossa equipe de reportagem relatando as dificuldades que tem passado devido à falta d’água. Moradores do bairro Condados chegaram a ameaçar fazer uma manifestação pacífica. Já no bairro Elza Nader houve tumulto e moradores fecharam uma rua.

Noelson Rodrigues, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Condados (AMBC), disse que começou a faltar água no bairro desde o dia 26 de dezembro e só hoje (04) o abastecimento foi normalizado. Segundo ele, a falta d’água é comum no local nessa época do ano.

louça suja falta de água
Sem água, a louça suja ficou acumulada em várias casas do município. Foto: Colaboradora

“A gente se sente abandonado, todo ano é a mesma história. A Cesan arrumou dois carros-pipa, mas não dava para abastecer o bairro inteiro. Eu tive que ir trabalhar sem uniforme ontem, pois não tinha água em casa para lavar roupa. O pior é que eu tenho certeza que no Carnaval vai ser a mesma coisa”, afirma Noelson.

Em Meaípe a situação se repete. A administradora e pedagoga Silvana Camata mora no bairro e relata que dias antes do Réveillon já estava faltando água por lá. “Eu fico indignada com essa situação. Minha família estava passando uns dias aqui em casa e foi embora mais cedo, porque eles ficaram desconcertados”, reclama.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
O desabastecimento de água continua no bairro Elza Nader. Foto: Gessika Avila/Portal 27

Já no bairro Elza Nader o desabastecimento continua. “Estamos há cinco dias sem água. Minha mãe passou por uma cirurgia recentemente e eu estou com criança pequena em casa. Está muito difícil”, desabafa Karoline Mayara, dona de casa.

Procuramos a Cesan para saber quando o abastecimento será normalizado. Em nota, a Companhia respondeu que:

Foi um problema pontual devido a queima do transformador na semana passada, mas o bairro Condados foi atendido com carro pipa e neste momento o abastecimento para essa localidade está normal. Quanto aos bairros que estão com falta d’água, os registros variam entre os bairros e estão difusos. Não tem como especificar. A Cesan emitiu um alerta para a população de Guarapari desde quinta-feira (31). O mais importante a ser dito é que não importa o bairro, enquanto o consumo não diminuir e não chover, o fornecimento de água não será regularizado totalmente e casos pontuais de desabastecimento vão continuar ocorrendo, porque o Estado atravessa uma das piores crises hídricas dos últimos 80 anos. É isso que é o mais importante. Parece que a população e os turistas não se deram conta da gravidade da situação, como se fosse culpa da Cesan.

Deixe seu comentário