Guarapari continua sofrendo com o desabastecimento de água. Depois de um curto-circuito em um transformador da subestação de uma das elevatórias do sistema Benevente, na sexta-feira (1º), alguns bairros do município já apresentam abastecimento normalizado, enquanto uns permanecem sem água.
Leitores do Portal 27 entraram em contato com nossa equipe de reportagem relatando as dificuldades que tem passado devido à falta d’água. Moradores do bairro Condados chegaram a ameaçar fazer uma manifestação pacífica. Já no bairro Elza Nader houve tumulto e moradores fecharam uma rua.
Noelson Rodrigues, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Condados (AMBC), disse que começou a faltar água no bairro desde o dia 26 de dezembro e só hoje (04) o abastecimento foi normalizado. Segundo ele, a falta d’água é comum no local nessa época do ano.
“A gente se sente abandonado, todo ano é a mesma história. A Cesan arrumou dois carros-pipa, mas não dava para abastecer o bairro inteiro. Eu tive que ir trabalhar sem uniforme ontem, pois não tinha água em casa para lavar roupa. O pior é que eu tenho certeza que no Carnaval vai ser a mesma coisa”, afirma Noelson.
Em Meaípe a situação se repete. A administradora e pedagoga Silvana Camata mora no bairro e relata que dias antes do Réveillon já estava faltando água por lá. “Eu fico indignada com essa situação. Minha família estava passando uns dias aqui em casa e foi embora mais cedo, porque eles ficaram desconcertados”, reclama.
Já no bairro Elza Nader o desabastecimento continua. “Estamos há cinco dias sem água. Minha mãe passou por uma cirurgia recentemente e eu estou com criança pequena em casa. Está muito difícil”, desabafa Karoline Mayara, dona de casa.
Procuramos a Cesan para saber quando o abastecimento será normalizado. Em nota, a Companhia respondeu que:
“Foi um problema pontual devido a queima do transformador na semana passada, mas o bairro Condados foi atendido com carro pipa e neste momento o abastecimento para essa localidade está normal. Quanto aos bairros que estão com falta d’água, os registros variam entre os bairros e estão difusos. Não tem como especificar. A Cesan emitiu um alerta para a população de Guarapari desde quinta-feira (31). O mais importante a ser dito é que não importa o bairro, enquanto o consumo não diminuir e não chover, o fornecimento de água não será regularizado totalmente e casos pontuais de desabastecimento vão continuar ocorrendo, porque o Estado atravessa uma das piores crises hídricas dos últimos 80 anos. É isso que é o mais importante. Parece que a população e os turistas não se deram conta da gravidade da situação, como se fosse culpa da Cesan.”