Mais um mega evento marca Anchieta como um dos melhores destinos no roteiro capixaba de festas. A edição 2013 da Festa Nacional do Beato Anchieta deixou gravada na história da cidade e na memória dos que acompanharam os shows e apresentações durante os três dias de festa. Com público de milhares de pessoas, a Terra do Beato lembrou os 416 anos da morte de José de Anchieta, o fundador do município.

Na solenidade de abertura, que aconteceu sexta feira no Espaço Cultural montado na Praça de Eventos, o Prefeito Marquinhos destacou a dedicação da atual gestão em organizar sua primeira edição da festa, e prometeu novidades e muito mais diversão para 2014: “Iniciamos hoje a festa de 2013 já estamos nos preparando para trazer um evento muito melhor no próximo ano. É com muito carinho que pensamos em cada atração, em cada item. Estejam certos que, com a experiência adquirida nesta primeira edição de nossa administração, no próximo ano a Festa do Beato será muito melhor”, disse Marquinhos.

IMG_4019
A edição 2013 da Festa Nacional do Beato Anchieta ficará gravada na história da cidade.

Diversos artistas regionais e nacionais marcaram as noites da Terra do Beato durante as festividades. Na Sexta feira, além da Banda Tomaê e Yuri Moreira, os mineiros do Jota Quest abriram o palco principal em grande estilo, levando ao delírio milhares de pessoas. A Banda Chega Mais fechou a noite com chave de ouro.

O segundo dia da festa foi só animação. A prova de ciclismo, com largada em Camburi e chegada à Praça de Eventos deu o start para o show de programação que a Gerência Estratégica de Esportes e Lazer Comunitário preparou para quem visitou a festa. O Espaço Adventure encantou pessoas de todas as idades com muita adrenalina, trazendo o slake line, arvorismo,tirolesa, rapel,paredão de escalada e brinquedos infláveis, além de muita informação no stand do meio ambiente.

IMG_5077
Capital Capixaba foi transferida para o município em função do evento.

A noite de sábado foi uma das mais esperadas da festa. Samblek e PR80 fizeram o esquenta da noite, que trouxe o mega show sertanejo universitário João Bosco e Vinícius. A Banda Matrix foi um show a parte! Performances e muito talento fizeram o público dançar até alta madrugada.

No domingo, o dia começou com agitação a todo vapor. O circuito de MotoCross Jorge Negretti e Joaninha levou uma verdadeira multidão até a Praia Central, onde profissionais de renome internacional fizeram manobras de tirar o fôlego. Muita gente bonita e animada e um dia claro e lindo delinearam o cenário perfeito na Terra do Beato.

Transferência da Capital

Anchieta Foi a Capital do Estado neste domingo, 09. Simbolicamente, como manda a tradição, a Capital Capixaba foi transferida para o município em função do evento.

A solenidade foi precedida de um almoço no Balneário de Ubu, oferecido pelo Prefeito Marquinhos e a Primeira Dama, Márcia Cypriano e contou com a presença do Governador Renato Casagrande, acompanhado da Primeira Dama Maria Virgínia Moça Casagrande, deputado federal César Colnago e deputado federal Manato, vice-prefeito Dr. José Carlos e esposa, a chefe do Legislativo Municipal, Vereadora Dalva da Matta e todo o secretariado executivo da Prefeitura Municipal.

Após a solenidade, o Padre João Carlos celebrou a missa no Adro da Matriz e todos os presentes na transferência da Capital prestigiaram o momento.

fb19
Governador Renato Casagrande esteve no evento.

À noite, dois super shows encerraram a edição 2013 da Festa Nacional do Beato Anchieta. Às 21 horas, Fábio Junior embalou o público apaixonado com suas canções marcantes e baladas românticas.  Às 23 horas, o Grupo Revelação levantou a galera com muito samba e pagode. A festança foi até as quatro horas da manhã desta segunda, 10.

Espaço Cultural

Uma praça de shows, alimentação e convivência foi montada em um dos extremos da festa. O Espaço cultural abraçou todos os ambientes que, juntos, proporcionaram diversão, conforto e descanso. Stands com comidas e produtos artesanais e até um orquidário fizeram a alegria de quem passou por lá. O Espaço Cultural foi responsável pelos momentos mais emocionantes da Festa do Beato.

Na sexta feira, além da abertura do evento, grupos infantis apresentaram coreografias belíssimas e o cantor lírico Inarley Carletti deu um show ao se apresentar com o Coral Municipal Viva Voz. O cantor e o coral cantaram canções do Rei Roberto Carlos e  conseguiram emocionar a todos. Quem passou por lá também pode curtir as apresentações do cantor Yuri Moreira e mais tarde, Banda Tomaê.

No sábado, o Grupo Samblek e a banda PR80 deram o tom da noite e o domingo foi de Waldinei Gobeti, fazendo o público dançar ao som do sertanejo. A cultura e educação também estiveram presentes no evento. O ônibus da Biblioteca Móvel esteve durante os três dias de festa estacionado ao lado do Espaço Adventure e o stand do Craae mostrou aos visitantes um pouco do trabalho desenvolvido no município.

Segurança

Nem só de diversão, música e esportes foi feita a Festa de 2013. A Prefeitura de Anchieta teve uma preocupação especial com a segurança e o conforto de quem foi desfrutar os três dias do evento que aconteceram em diversas partes do município. Para isso, reforçou a segurança com um sistema de videomonitoramento itinerante, que foi contratado para garantir a fiscalização da ordem e segurança dos moradores e turistas. O videomonitoramento itinerante trabalhou em conjunto com todo o efetivo da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, inibindo todo tipo de violência e demais ocorrências.

 Por determinação do Prefeito Marcus Assad, a Guarda Municipal montou equipes na entrada e saída da cidade para garantir maior segurança de quem chegava ou saía dos limites do município, e de acordo com o gerente estratégico da Guarda Civil Municipal, Marcelino Lorencetti, na área da festa não foi registrada nenhuma ocorrência de vulto, ou seja, relevante a ponto de representar falha na segurança. Em todo o território anchietense, o único fato passivo de intervenção da Guarda Municipal ocorreu na Praia Central e foi imediatamente sanado.

Fonte: PMA

Deixe seu comentário