Considerado como o principal gargalo de tráfego no trecho sul da BR-101/ES, a travessia urbana de Iconha atualmente é realizada em aproximadamente uma hora, em horário de pico. Com a implantação do Contorno de Iconha, esse tempo de travessia passa a ser de seis minutos.

A nova pista vai separar o tráfego de longa distância e de carga do trânsito urbano. O governador Paulo Hartung visitou o canteiro de obras na tarde desta quarta-feira (05). A previsão de conclusão é para o segundo semestre deste ano.

A nova pista vai separar o tráfego de longa distância e de carga do trânsito urbano.

“Historicamente, a BR 101 se tornou um desafio no campo da infraestrutura. É uma rodovia que corta todo o nosso Estado e liga as regiões Nordeste e Sudeste do país. Durante muitos anos mobilizamos as lideranças políticas, empresariais, trabalhadores e a sociedade para buscarmos uma solução para BR 101. Felizmente, depois de muitas idas e vindas, conseguimos que a via fosse licitada em processo de concessão. Agora temos uma concessionária responsável por cuidar da estrada e fazer as adaptações e duplicações. Faço essa visita nesta obra colossal que irá reduzir o tempo e dar mais segurança na travessia deste trajeto”, explicou o governador Paulo Hartung.

Hartung disse ainda que o Governo do Estado também está em diálogo com os órgãos e autoridades federais na liberação das licenças e autorizações necessárias para execução das obras em toda a rodovia. De acordo com a concessionária ECO 101, as obras estão em ritmo acelerado, sendo realizadas em cinco frentes de trabalho. A construção do contorno foi iniciada em setembro de 2016, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2017. Para a execução da obra serão investidos R$ 76,9 milhões.

Hartung disse ainda que o Governo do Estado também está em diálogo com os órgãos e autoridades federais na liberação das licenças e autorizações necessárias.

Em fase de finalização da terraplanagem, cada faixa terá 3,6 metros de largura, além de faixa de segurança com 80 cm entre a pista e o canteiro e acostamento de 2,5 metros. Em todo a nova rodovia, as pistas serão divididas por canteiro central de 4,5 metros de largura.

A entrada para o Contorno de Iconha será no Km 373,5 e a saída no Km 380,2, onde o traçado da nova via se encontrará com a pista existente. Ao longo do novo trajeto também será implantada uma ponte sobre o Rio Iconha. O traçado do contorno foi elaborado dentro dos padrões internacionais de desempenho, com curas suaves, aclives e declives moderados. Todas as curvas e rampas da nova pista serão compatíveis com a velocidade média de 80 km/h.

Para garantir a execução desses padrões, será necessário um grande volume de corte e aterro, além de obras complexas de contenção e também corte em rochas. O gerente de ampliação explica que tais medidas visam dar ainda mais segurança ao usuário da BR-101.

Contorno de Iconha em números

– Extensão total de pista duplicada: 8 km.

– Implantação de quatro viadutos, sendo dois no acesso e dois na saída do contorno.

– Implantação de duas pontes sobre o Rio Iconha, sendo uma para cada sentido.

– Quatro faixas de rolamento com acostamento.

– 150 empregos diretos e 200 indiretos.

– 2 milhões de m³ de movimentação de solo e rocha.

– Mais de 100 placas de sinalização.

– Mais de 35 toneladas de concreto asfáltico.

– Mais de 1 mil metros de bueiros e galerias.

– Mais de 22 mil metros de sarjetas e valetas.

*Com informações da concessionária ECO 101.

Deixe seu comentário