O Governo do Estado abriu edital para contratação de empresa de engenharia especializada em arquitetura e urbanismo, que será responsável pela execução do projeto das obras de reurbanização da orla de Piúma. De acordo com o edital a empresa a ser contratada terá um prazo de seis meses para apresentação do projeto, que após analisado e aprovado, poderá ser executado pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O secretario Iranilson Casado e a diretora geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), Tereza Casotti, visitaram o município no mês passado para verificar a situação da orla. A Sedurb trabalha de forma integrada com a Secretaria Estadual de Turismo e DER-ES para a realização de duas obras de grande porte na região.

DSC04801
Prefeito de Piúma mostra situação da Orla ao representantes do Estado. Foto. Asscom Piúma.

De acordo o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, a urbanização da orla vai beneficiar turistas e moradores além de proporcionar maior desenvolvimento econômico para região. “O Governo do Estado tem o compromisso de levar crescimento equilibrado a todas as regiões, inclusive para Piúma que tem uma orla referência para o turismo estadual,” pontua.

Outra intervenção citada pelo secretário que deve ocorrer antes da urbanização, que é o aterro hidráulico (engordamento da praia), que vai aumentar a faixa de areia e evitar a erosão da Praia Central. “Este projeto inclusive ficará a cargo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), que já lançou o edital para contratar a empresa que fará o estudo de impactado ambiental”, pontua.

DSC04784
Erosão levou boa parte da Orla. Foto Asscom Piúma

Casado afirma, ainda, que a realização das obras será a consolidação de mais um eixo de desenvolvimento para a Região Sul. “Serão obras complementares que vão valorizar de forma incontestável este eixo econômico, assim como a revitalização da orla de Marataízes que segue paralelo, a pavimentação do Balneário de Pontal de Ipiranga, em Linhares, e ainda estamos realizando estudos para implantar também uma revitalização no Balneário de Guriri, em São Mateus”, complementa Casado.

O prefeito de Piúma, Samuel Zuqui mostrou-se satisfeito com a visita do secretário Iranilson Casado, e da diretora geral do (DER-ES), Tereza Casotti ao município e pontuou as intervenções como essenciais. “A obra de ‘engordamento’ da praia é primordial para que possa ser feita a de urbanização da orla. Hoje não existem banheiros na orla de Piúma, ciclovias, calçamento e as calçadas também estão irregulares. Há também quiosques demais e sem um padrão definido”, explica.

Samuel Zuqui afirma ainda que o maior vetor econômico de Piúma é o turismo e com a realização dessas duas principais obras, o setor ficará ainda mais aquecido. “Piúma sempre foi uma das cidades e praias mais procuradas aqui na região, por moradores e turistas mineiros, principalmente no verão. As águas rasas propiciam que elas se mantenham mornas, em temperatura agradável atraindo toda família. Mas com a erosão muitos turistas procuraram outras praias e queremos mudar este panorama e o apoio do Governo do Estado será essencial na busca desse resultado”, complementa Samuel Zuqui.

Antes destes projetos do Governo do Estado outra obra emergencial será realizada na orla para tentar evitar que o problema da erosão se agrave ainda mais. Um decreto de emergência foi publicado pela prefeitura municipal para que possa ser feita uma obra emergencial no local.

Fonte: Sedurb.

Deixe seu comentário