A cidade de Guarapari faz 128 anos de idade com a sua emancipação política que se comemora no dia de hoje (19). Ela deixou de ser uma cidade pequena, uma modesta vila de pescadores e hoje, com quase 130 mil habitantes, já pode ser considerada uma cidade média.

Cidade turística. Mesmo com seus diversos problemas, que são relatados todos os dias nas páginas do Portal 27, a cidade de Guarapari tem um futuro de esperanças pela frente. Ela é a principal cidade turística do Espírito Santo, que atrai diversos turistas do país e também do mundo inteiro, graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas inigualáveis.

A cidade de Guarapari comemora 128 anos de idade. Foto Marcelo Moryan

Turismo. Como uma boa rede hoteleira e belas praias por todos os cantos, Guarapari pode crescer ainda mais quando se fala na indústria do turismo. Uma boa opção foi a criação do Festival Esquina da Cultura, que tem buscado aquecer o inverno da cidade, já que o verão possui o seu movimento natural.

Montanhas.  Falando em verão, a gestão de Orly Gomes também criou um projeto interessante. O projeto, Guarapari O Melhor Verão, deveria ter tido continuidade. Outra região que pode ser explorada é a região de montanhas e do interior que podem ser estendida e comercializada com o turismo rural. A farta rede gastronômica com as famosas moquecas nos restaurantes a beira mar e o famoso bolinho de aipim também podem ser melhor explorados e divulgados pelo bem de Guarapari.

Guarapari pode crescer ainda mais quando se fala na indústria do turismo. Foto Marcelo Moryan.

Crescimento. Temos áreas perfeitas para mergulho que são reconhecidas internacionalmente. Um turismo qualificado. Tudo isso pode fortalecer o setor turístico da cidade. Aliás, o setor do turismo é um dos que mais cresce em todo o Brasil com destaque para o Espirito Santo, conforme já noticiamos aqui.

Empregos. Temos ainda a construção civil que pode ser fortalecida gerando mais empregos e o polo industrial que pode ser desenvolvido, além de outras ações de geração de emprego e renda que podem ajudar a combater o desemprego em nossa cidade. Falta resolver urgentemente a questão do SINE que não existe em nossa cidade.

Saúde. Na saúde, o prefeito Edson Magalhães promete entregar o Hospital Cidade Saúde no ano que vem. Se isso se concretizar, pode resolver uma das maiores reclamações da população. A falta de atendimento de média e alta complexidade diretamente em Guarapari, evitando correrias para hospitais da Grande Vitória e da Região Sul do Estado.

São vários pontos que poderíamos citar. Temos uma combinação de meio ambiente propicio, infraestrutura perfeita para desenvolvimento turístico e econômico, que nos dão a esperança que os próximos anos – se houver uma boa vontade e estratégia do poder público – Guarapari poderá ser a cidade de maior destaque do Estado. Condições para isso nós temos. Basta um planejamento a médio/longo prazo.

Deixe seu comentário