A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está investindo em obras de melhoria do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Guarapari. A Companhia iniciou no ano passado obras para melhorar e ampliar o Sistema de Abastecimento de Água na Região Norte de Guarapari.

As regiões de Perocão, Santa Mônica, Jabaraí, Santa Isabel, Una, Paturá, Setiba, Elza Nader e Parque das Mansões serão beneficiadas até o fim do ano com a conclusão da implantação de Booster e 570 metros de adutora de água tratada. Além disso, até 2014, estima-se que as regiões sejam contempladas com a construção, no alto do morro do Araquém, de um novo reservatório de água, com capacidade para armazenar 2,7 milhões de litros de água.

“Para melhoria de todo o sistema, a cidade de Guarapari também será contemplada com a construção, já iniciada, de mais um reservatório, com capacidade para armazenar 5,2 milhões de litros de água que está sendo implantado na área da própria Estação de Tratamento de Água do município”, explica o diretor de Operação do Interior, Carlos Martinelli.

Melhorias irão beneficiar região norte. Foto: Cesan.
Melhorias irão beneficiar região norte. Foto: Cesan.

As obras contam com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões e têm como objetivo melhorar o abastecimento para toda a região norte do município, disponibilizando um serviço de melhor qualidade aos clientes em qualquer época do ano. Como parte do constante investimento na região, estes dois reservatórios aumentarão a capacidade de armazenamento para que não ocorram problemas em horários de maior consumo.

“Com isso, a Cesan atende o município, que possui crescentes demandas de novas obras de infraestrutura”, afirmou Douglas Couzi, gerente de Expansão da Cesan. Douglas lembra ainda que há uma licitação que ocorrerá no segundo semestre deste ano para implantação de nova adutora que atenderá a região de Meaípe e Enseada Azul, com investimento de 8,5 milhões e previsão de término da obra no primeiro semestre de 2014.

O esgotamento sanitário em Guarapari-Centro tem previsão de entrar em operação no início de 2014. “São 67 km de rede de esgoto, 12 elevatórias e 4.906 ligações prediais, além de uma ETE com capacidade de tratar 193 litros por segundo, atendendo 78 mil habitantes”, ressalta Couzi, informando ainda que o valor do investimento é de R$ 54 milhões. “Isto mostra que a Cesan está investindo no município”, finaliza o diretor Martinelli.

Fonte: Assessoria/Cesan

Deixe seu comentário