O prefeito de Guarapari, Orly Gomes (DEM), assinou na manhã desta quinta-feira, (17), na Secretaria de Estado da Saúde (SESA), convênio entre Estado e Município para repasse de recursos para a Atenção Materno-Infantil de Guarapari.

Assinaram o documento o secretário de Estado da saúde Tadeu Marino, o prefeito Orly Gomes, o presidente do Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), Winston Roberto Machado e a secretária da Saúde de Guarapari Aurelice Vieira. A partir da assinatura deste convênio, será possível, a partir de terça-feira, dia 22, iniciar os atendimentos às gestantes do município de Guarapari.

prefeitoconvenio2014-04-17
Todos assinaram o documento para repasses de recursos ao Hospital.

Desde 2013 as gestantes que utilizam os serviços públicos da Saúde Municipal, estavam ganhando seus bebês em outros municípios, após a interdição pela Vigilância Sanitária Estadual, no hospital São Judas Tadeu,  que prestava estes serviços em Guarapari.

Após manifestações na cidade, CPI na Câmara, o município demorou mas buscou junto ao Governo do Estado uma forma de retornar as atividades. “Estamos concretizando uma decisão tomada no ano passado, quando as nossas gestantes ficaram sem poder fazer seu parto aqui na cidade, correndo risco ao serem transportadas para ganharem seus bebês em outro município.O governador Casagrande entendeu essa necessidade e se prontificou a ajudar, e a partir desta terça-feira nossas gestantes ganharão seus filhos aqui na cidade onde foram gerados, com segurança”, explica o prefeito Orly, sobre o início das atividades.

10176101_10201990025652028_896433106431509467_n
Membros do conselho da saúde inspecionaram os leitos.

Saiba mais. A Prefeitura de Guarapari e o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), celebram convênio para atendimento às gestantes e serviços de Pronto Atendimento às crianças de 0 a 12 anos.

Os serviços se iniciam no dia 22 de abril de 2014, quando a Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPAI) “Zilda Arns” da Praia do Morro, após adequações, amplia os atendimentos Materno-Infantil com estrutura hospitalar para Urgência e Emergência às gestantes, passando a ser chamado agora de  HOSPITAL “FRANCISCO DE ASSIS” DE GUARAPARI (HFA)

O HFA de Guarapari será um hospital materno-infantil com 45 leitos inicialmente, sendo 6 leitos de repouso, uma Maternidade com 20 leitos obstétricos, uma Ala Pediátrica com 15 leitos de enfermaria e 10 de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Infantil  (leitos UTIN/UTIP), um Centro Cirúrgico-Obstétrico e Serviços de Diagnóstico e Apoio. Terá capacidade para realizar 130 partos por mês, e 65 cirurgias pediátricas/mês.

988884_10201990030452148_8803591163512504752_n
UTI está preparada para dar socorro aos bebês.

A entidade manterá uma assistência médico-hospitalar através do  Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em seu quadro de colaboradores uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionista, farmacêuticos, bioquímicos e outros serviços de apoio. Contará com uma equipe médica assistencial composta de pediatras intensivistas, pediatras clínicos, obstetras e anestesistas.

Na governança da instituição, haverá a participação da sociedade, do planejamento à atividade hospitalar, através do Conselho de Gestão Local em conjunto com o Conselho da Mantenedora e o Conselho Municipal de Saúde.

HOSPITAL “FRANCISCO DE ASSIS” DE GUARAPARI  (HFA)

Endereço: Rua Antônio Lira Monjardim s/nº – Bairro Praia do Morro

Telefone: (27) 3362-6555 e 3362-6217

Com informações da PMG.

Deixe seu comentário