A equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou nesta quarta-feira (25), a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, com representantes da Prefeitura Municipal de Guarapari, sobre o Censo 2020, a ser realizado no município. Segundo os representantes do IBGE, um processo seletivo será feito com o objetivo de contratar pessoas para atuarem na realização deste serviço.

Foto: divulgação

Entre os participantes estavam presentes, a secretária de Saúde, Alessandra Albani; a secretária adjunta de Administração Pública, Bruna Nogueira; o coordenador técnico do Censo Estadual 2020, Marcos Araújo; o coordenador de área do Censo em Guarapari, Maurício Ferraz; e representantes da Secretaria de Educação.

O objetivo é fazer um trabalho com transparência e precisão na coleta de dados do Censo Demográfico 2020. “Em Guarapari, a expectativa é de que aproximadamente 40 mil domicílios sejam visitados por nossos recenseadores. Para isso, contamos com a colaboração do município e da população”, disse Marcos Araújo.

O trabalho de coleta de dados será realizado entre os meses de agosto e outubro de 2020 e segundo o IBGE, será feito processo seletivo para contratação de pessoas.

“Nossa expectativa é contratar em Guarapari, para atuar no Censo 2020, aproximadamente 125 pessoas, para os cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor”, disse Maurício Ferraz.

“Os dados do Censo são utilizados para diversos fins e servem de referência para o repasse de verbas federais para os municípios, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, é através do censo que podemos mensurar o contingente populacional da cidade, permitindo a implementação de políticas públicas principalmente ao que tange a assistência, saúde e educação”, finalizou Bruna Nogueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Guarapari

Deixe seu comentário