Além de mudanças de secretariado, com a saída de Henrique Herkenhoff  da segurança pública e a entrada de André Garcia, outra situação mostra que é grave a crise da segurança  capixaba. Uma pesquisa, divulgada pelo jornal A Gazeta, mostra em que cidades do Espírito Santo, o jovem corre mais risco. Nesta pesquisa, São Mateus, Linhares e Serra estão entre os 30 municípios mais perigosas para quem tem entre 12 a 29 anos. A pesquisa mostra também que em Guarapari os jovens estão mais vulneráveis.

Essa é uma das constatações do Índice de Vulnerabilidade Juvenil e Violência, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça. As três cidades estão entre as 30 primeiras no ranking nacional.

São Mateus, Linhares e Serra estão entre os 30 municípios mais perigosas para quem tem entre 12 a 29 anos.
São Mateus, Linhares e Serra estão entre os 30 municípios mais perigosas para quem tem entre 12 a 29 anos.

Para se chegar a esse resultado, foram avaliados dados de violência entre jovens (homicídios e acidentes de trânsito); frequência à escola e situação de emprego; pobreza; desigualdade no município. A pesquisa foi realizada com pessoas de entre 12 a 29 anos, semente em municípios brasileiros cuja população ultrapassa 100 mil habitantes.

O estudo avaliou 283 municípios brasileiros totalizando 104,5 milhões de habitantes, ou seja, 54,8% da população. As cidades com mais risco são: Eunápolis (BA), Marabá Alta (PA), Arapiraca (AL), Porto Seguro (BA) e Santa Rita (PB).

No Espírito Santo, são nove cidades além desses três municípios, estão Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Cariacica, Colatina e Vitória.

A cidade de Guarapari mudou a sua posição no ranking. Ou seja, agora os jovens correm mais risco na cidade saúde.  O município subiu quatro posições no Índice de Vulnerabilidade Juvenil e Violência. Subindo de  70º na pesquisa anterior de 2007 para 66º nesta última pesquisa, divulgada na semana passada.

Confira os índices.

Municípios capixabas

20º São Mateus

24º Linhares

26º Serra

34º Cariacica

66º Guarapari

84º Cachoeiro de Itapemirim

123º Colatina

124º Vitória

147º Vila Velha

Pesquisa de 2007

Ranking capixaba

44º São Mateus

3º Linhares

27º Serra

21º Cariacica

70º Guarapari

111º Cachoeiro de Itapemirim

110º Colatina

119º Vitória

167º Vila Velha

Ranking nacional

Mais risco

1º Eunápolis (BA)

2º Marabá Alta (PA)

3º Arapiraca (AL)

4º Porto Seguro (BA)

5º Santa Rita (PB)

6º Alvorada (RS)

7º Paulo Afonso (BA)

8º Lauro de Freitas (BA)

9º Teixeira de Freitas (BA)

10º Luziânia (GO)

* Foram avaliadas 283 cidades

 

Deixe seu comentário