Além de mudanças de secretariado, com a saída de Henrique Herkenhoff da segurança pública e a entrada de André Garcia, outra situação mostra que é grave a crise da segurança capixaba. Uma pesquisa, divulgada pelo jornal A Gazeta, mostra em que cidades do Espírito Santo, o jovem corre mais risco. Nesta pesquisa, São Mateus, Linhares e Serra estão entre os 30 municípios mais perigosas para quem tem entre 12 a 29 anos. A pesquisa mostra também que em Guarapari os jovens estão mais vulneráveis.
Essa é uma das constatações do Índice de Vulnerabilidade Juvenil e Violência, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça. As três cidades estão entre as 30 primeiras no ranking nacional.
Para se chegar a esse resultado, foram avaliados dados de violência entre jovens (homicídios e acidentes de trânsito); frequência à escola e situação de emprego; pobreza; desigualdade no município. A pesquisa foi realizada com pessoas de entre 12 a 29 anos, semente em municípios brasileiros cuja população ultrapassa 100 mil habitantes.
O estudo avaliou 283 municípios brasileiros totalizando 104,5 milhões de habitantes, ou seja, 54,8% da população. As cidades com mais risco são: Eunápolis (BA), Marabá Alta (PA), Arapiraca (AL), Porto Seguro (BA) e Santa Rita (PB).
No Espírito Santo, são nove cidades além desses três municípios, estão Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Cariacica, Colatina e Vitória.
A cidade de Guarapari mudou a sua posição no ranking. Ou seja, agora os jovens correm mais risco na cidade saúde. O município subiu quatro posições no Índice de Vulnerabilidade Juvenil e Violência. Subindo de 70º na pesquisa anterior de 2007 para 66º nesta última pesquisa, divulgada na semana passada.
Confira os índices.
Municípios capixabas
20º São Mateus
24º Linhares
26º Serra
34º Cariacica
66º Guarapari
84º Cachoeiro de Itapemirim
123º Colatina
124º Vitória
147º Vila Velha
Pesquisa de 2007
Ranking capixaba
44º São Mateus
3º Linhares
27º Serra
21º Cariacica
70º Guarapari
111º Cachoeiro de Itapemirim
110º Colatina
119º Vitória
167º Vila Velha
Ranking nacional
Mais risco
1º Eunápolis (BA)
2º Marabá Alta (PA)
3º Arapiraca (AL)
4º Porto Seguro (BA)
5º Santa Rita (PB)
6º Alvorada (RS)
7º Paulo Afonso (BA)
8º Lauro de Freitas (BA)
9º Teixeira de Freitas (BA)
10º Luziânia (GO)
* Foram avaliadas 283 cidades