Na manhã de ontem (21), os cafeicultores de Alfredo Chaves receberão capacitação. A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), realizou um encontro com produtores de café conilon, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

A intenção do evento foi qualificar a produção cafeeira no município e gerar mais lucratividade para as famílias produtoras. O encontro é parte integrante do Programa Estadual de Renovação e Revigoramento do Café Conilon (Renova Sul Conilon). Estiveram presentes o, até o momento, prefeito Roberto Fiorin; do chefe do Incaper local, Alciro Lamão Nazarino; presidentes de associações e secretários municipais.

Fiorin falou da importância de qualificar os produtores. “Estamos aqui, não para ensinar o cafeicultor, mas sim para aprender a produzirmos mais e melhor, o produtor ter mais lucratividade em suas lavouras já existentes”, disse. O palestrante do dia foi o pesquisador e coordenador do Renova Sul Conilon, que representa também a Embrapa Café/Incaper, Aymbiré Fonseca.

Os produtores Luiz Partele gostou da palestra. “Foi muito proveitoso, aprendi coisas interessantes que pretendo aplicar em minha lavoura”, conta. Já o alunos da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves, Eliete Zequini e Denílson Destefani Deolindo, disseram que aprenderam coisas novas que não são ensinadas em sala de aula. “Foi uma palestra muito importante para reforçar o que aprendemos na escola e aplicarmos na prática”, concluiram.

Deixe seu comentário