Jovens empreendedores apresentarão produtos criados por eles em suas empresas experimentais na 16ª Feira de Miniempresas, realizada pela associação Junior Achievement do Espírito Santo (JAES). O evento está sendo realizado hoje (16), no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e reunirá 22 miniempresas participantes do projeto. As miniempresas contam com o apoio da Samarco, que há oito anos atua junto à JAES na formação de jovens dentro Programa Miniempresa, que tem a participação de empregados e terceiros, que atuam no projeto como tutores voluntários.

2
O evento é organizado pela Junior Achievement, que conta com o apoio da Samarco

“Recebi o convite de uma colega de trabalho da Samarco para ser voluntária e aceitei, porque vejo no programa uma grande oportunidade para trabalhar com jovens e para compartilhar o nosso conhecimento com eles. É uma experiência gratificante saber que podemos despertar o interesse desses alunos pelas ações empreendedoras. A gente também cresce com isso, principalmente considerando que eles, em breve, estarão buscando seus lugares no mercado de trabalho”, comentou Jozelita Maas, Técnica de Processos que atua na miniempresa “Plus”, que reúne 28 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Gomes de Oliveira, de Anchieta. O grupo levará para a mostra opções de pesos de porta de tecido, feitos com areia e sacolas plásticas de supermercado reutilizadas.

Estudantes do ensino médio de vários municípios capixabas participam do programa e também levarão para a feira as novidades produzidas dentro do plano de negócio de cada miniempresa das quais fazem parte. O objetivo da iniciativa é criar e desenvolver o espírito empreendedor nos alunos. Cerca de 120 mil estudantes já foram beneficiados pelos programas da JAES. Atualmente, 150 escolas da rede pública e particular de ensino estão envolvidas nos projetos. Todos os produtos da feira de empreendedores estarão à venda para o público.

0,,69789582,00
Cerca de 120 mil estudantes já foram beneficiados pelos programas da JAES.

Outra miniempresa que conta com voluntários da Samarco é a “Embox”, que vai oferecer na feira caixas funcionais variadas, produzidas com papelão, jornal e papel decorativo. O grupo conta com a participação de 25 jovens da Escola Estadual de Ensino Médio de Guarapari.

Educação empreendedora

O Programa Miniempresa tem duração média de seis meses. Para participar, os estudantes formaram equipes e fundaram empresas experimentais, seguindo na prática as etapas necessárias para criar e gerenciar um negócio. Os miniempresários fazem ações de recursos humanos, marketing, finanças, produção e vendas, além de executar o plano de negócios e de desenvolver um produto, que será oferecido aos consumidores durante a feira, que acontece anualmente.

O resultado da feira será avaliado como parte do desempenho das miniempresas e o dinheiro da venda dos produtos será utilizado para compra de materiais e no pagamento dos salários e dos tributos em forma de doação. A rentabilidade também será doada a entidades escolhidas pela miniempresa.

feira-das-miniempresas-da-junior-achievement_021
Os miniempresários fazem ações de recursos humanos, marketing, finanças, produção e vendas.

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Atualmente, mais de 100 países aplicam seus programas, que beneficiam 7 milhões de jovens ao ano.

No Brasil, a Junior Achievement existe há 28 anos, com representação em todos os Estados e em 160 cidades, com apoio de importantes empresas do País. A instituição conta com aproximadamente 358 mil voluntários e já beneficiou 3 milhões de alunos brasileiros. No Espírito Santo, a JAES foi fundada em 2001 e atua em 20 municípios, com aproximadamente 6 mil voluntários.

Serviço:

16ª Feira de Miniempresas
Data: 16/8 – sábado
Horário: 10 às 22 horas
Local: Shopping Praia da Costa – entrada franca.