Moradores de Perocão protocolaram uma reclamação na Cesan. Nela, mencionam o seguinte problema. “Nesta semana, verificando os trabalhos que estão sendo executados pela empreiteira em parte da referida avenida (do meio para o fim), constatamos que, com a profundidade que está alocada a rede de esgoto, não será possível que os moradores das residências acima citadas façam à ligação da rede residencial à rede pública. Nossas residências foram construídas aproximadamente 50 cm abaixo do nível da rua (todas ha mais de 20 anos). E a rede está passando a 90 cm abaixo na rua”, dizia o documento.

A população ainda relatou ter procurado o encarregado da obra, que disse não poder ajudar com o problema. “Entramos em contato com o encarregado, Sr. Zeno, e o mesmo falou que nada pode ser feito, que cada morador deve instalar uma bomba junto a fossa de sua residência e bombear o esgoto para a rede e, consequentemente, arcando com total custo de instalação, manutenção e energia”, contam.

Construção de rede de esgoto. Foto: Assessoria Cesan.
Construção de rede de esgoto. Foto: Assessoria Cesan.

Ainda no documento, a comunidade pede instruções sobre como agir nessa situação. O Portal 27 procurou a empresa que nos deu a seguinte resposta:

Resposta da Cesan

Gostaríamos de informar que a moradora enviou o pedido de informação para o Portal de Transparência da Cesan na última segunda, dia 18, o qual tem o prazo de 20 dias para responder. A ela, portanto, não respondemos, pois o canal de atendimento que ela buscou tem este prazo previsto por lei para resposta. Já que o assunto se tornou demanda em seu site, buscamos a resposta que vem a seguir, que deve esclarecer o assunto.

A Cesan informa que para realizar uma ligação de esgoto, o cliente de Guarapari deve ligar para o 115, ou ir no Escritório de Atendimento, que fica da Rodovia Jones dos Santos Neves, nº 3840, bairro Muquiçaba. O Polo de Esgoto também pode ser contatado, pelo telefone 3362-6277. Após solicitada a ligação, o vistoriante vai ao local e vê as condições do imóvel. Após isso, um relatório é encaminhado ao Polo informando sobre a possibilidade em se executar a ligação. A Companhia ressalta que o único caso em que a empresa não pode executar a ligação é se toda a rede de esgoto da rua estiver acima das instalações do imóvel, pois aí toda a rede teria que ser refeita, o que não é viável.

Deixe seu comentário