O direito de ir e vir parece que vem sendo negado a alguns moradores de Guarapari. A ausência de linhas de ônibus nos bairros Setiba e Ipiranga tem deixado a população de cabelos em pé, alguns ficam horas no ponto esperando o transporte. Entenda o caso.

De acordo com os moradores de Setiba, a empresa Lorenzutti está agindo com descaso no bairro, isso porque a linha de ônibus foi retirada de lá e parece que voltará somente após o carnaval, obedecendo nova rota definida pela Prefeitura. De acordo com Olívio Bourguignon, morador do bairro, as informações se desencontram, porque, “de acordo com um fiscal da empresa, os ônibus não descem em Setiba somente quando o acesso está congestionado”, afirma. O morador destaca ainda que o estacionamento na praia tem também complicado o acesso dos ônibus. “Lembramos que esse congestionamento se deve à marcação de estacionamento 45° em ambos os lados da rua e a inexistência de fiscalização”, denuncia.

“há muitas pessoas de idade que moram nos morros do Ipiranga e têm muita dificuldade de transitar, em função da carência de ônibus”

Outro problema foi relatado pelos moradores do bairro Ipiranga. Segundo uma mulher que utiliza regularmente as linhas de ônibus, “os ônibus no bairro são escassos, a empresa tirou alguns para fazer um teste, disse que a linha voltaria após o término do verão, mas isso está prejudicando demais os moradores”, afirma. Segundo a moradora do bairro, “há muitas pessoas de idade que moram nos morros do Ipiranga e têm muita dificuldade de transitar, em função da carência de ônibus. Não há ônibus para a Praia de Setiba, nem para a BR 101, nem para Meaípe, nem Kubtschek, nem Olaria”, desabafa. A moradora afirma ainda que os poucos ônibus que sobem no bairro vêm um atrás do outro. Ela mesma já tentou resolver o problema diretamente com a Lorenzutti, mas não obteve sucesso. “A linha que eles tiraram nossa, eles colocaram praça Vitória × praia de Setiba, dei a sugestão para eles, que poderiam colocar praça Vitória para subir no bairro também, ajudaria muito a população que mora lá em cima do bairro Ipiranga, não precisaria colocar mais linha, nosso bairro está esquecido”, desabafou a moradora lamentando ter que esperar horas no ponto de ônibus.

Atendendo aos nossos leitores, o Portal 27 procurou a Prefeitura Municipal para tentar entender o que está acontecendo com relação às linhas de ônibus, e obtivemos a seguinte resposta.

O Setor de Trânsito da Secretaria de Postura e Trânsito esclarece que a linha que transita pelo Una sofreu alteração devido ao grande volume de veículos no trecho entre a praça e a praia de Setiba. Entretanto, os veículos estão sendo desviados pelo trevo em direção à praia. Em alguns momentos pode haver maior concentração de veículos e comprometer a chegada em algum ponto da praia.

Uma vez que o local é um dos principais pontos turísticos do município, as vagas de estacionamento foram definidas previamente através de estudo topográfico visando atender o maior número de veículos. Em alguns pontos a melhor alternativa foi a adoção de vagas em 45º

A Secretaria de Postura e Trânsito desconhece a retirada da linha do Ipiranga e o caso será verificado na ação prevista da próxima semana. A ação prevê a conferência da quantidade de ônibus que circulam, os carros reservas, cumprimento das rotas e horários, conforme contrato de concessão nº 106/201.

Deixe seu comentário

Comments are closed.