Banner TOP
JB Padrão

Uma ótima opção para passeio com as crianças é dar uma esticada de Guarapari até o zoológico de Marechal Floriano. Com acesso pela BR 262, o Zoo Park da Montanha é o primeiro zoológico do Espírito Santo. Nossa equipe subiu a serra juntamente com uma família que visitava Guarapari para visitar o único zoológico do Espírito Santo.

Inaugurado em 2012, o zoológico abriga quase 700 animais de 170 espécies diferentes. Abriga também felinos de grande porte, como leão e onças-pintadas, tigres, diversas aves, primatas, serpentes, lagartos, lhamas, dentre outros.

Casuar – a ave mais perigosa do mundo

Logo na entrada, o visitante pode observar cisnes e flamingos, depois passa por três viveiros e tem a oportunidade de contato direto com belas aves, os famosos “viveiros de imersão”. Há muitos papagaios, tucanos, faisões e diversas aves raras. Nas laterais desses viveiros existem áreas fechadas com vidros nas quais avistamos alguns mamíferos como, por exemplo, a anta e aves de grande porte, como o famoso casuar, ave de origem australiana que pesa em média até 58kg, podendo passar de 1,5m de altura. O casuar é reconhecido como a ave mais perigosa do mundo, pois ataca com grande força pessoas, animais e até mesmo seu próprio reflexo.

Um dos tucanos do Zoo Park

Após esse trecho, os visitantes passam pelas jaulas dos felinos. Duas onças pintadas e um casal de tigres de bengala chamavam atenção por sua beleza. Ao subir a rota o visitante pode avistar diversos primatas, corujas, o famoso jacaré do papo amarelo, antes de chegar no espaço reservado para o Rei da Selva. O grande leão Sansão é a atração principal, todos correm para vê-lo rugindo. Conversamos com o veterinário do zoológico que nos explicou que muitos animais ali foram resgatados de circos, alguns foram mutilados em cativeiro e hoje são cuidados pela equipe do Zoo. “O leão, por exemplo, foi criado dentro de uma casa e foi recolhido de um circo, mas teve as unhas arrancadas por seus antigos donos”, afirmou.

Sansão – o grande leão

A família que estava conosco ficou encantada com a exuberância dos animais. Para Wanderson Smider, que visitava o zoo pela segunda vez, a surpresa foi muito boa. “Muitos felinos cresceram, todos os animais muito bem tratados. Estou voltando ao zoológico com minha esposa e meus dois filhos e as crianças estão maravilhadas”, afirmou.

Wanderson com sua esposa Rany e seus filhos Arthur e Eduardo em visita ao zoológico

Pudemos ver também o tamanduá-mirim, coelhos, a grande ave harpia e muitas araras soltas espalhadas pelo parque que infelizmente não voam por terem sido mutiladas por seus antigos donos e por traficantes de animais, antes de chegarem ao zoológico.

O Zoo Park é um estabelecimento particular que funciona com licença do Ibama e a principal fonte de renda para sustento do zoo é a venda de ingressos que permite a manutenção básica do local. Uma equipe técnica é responsável pelo cuidado com os animais: veterinários, biólogos, tratadores, dentre outros profissionais.

Você pode chegar ao Zoo Park da Montanha seguindo pela BR-262, uns dois minutos após passar pelo Centro de Marechal Floriano, há um posto de combustível à esquerda, junto ao Hotel Casarão. Entrando na estrada após o posto, o visitante estará no Zoo Park em menos de 2 Km. Geralmente o zoológico está aberto de terça-feira a domingo, de 9 às 16h. O ingresso é gratuito para crianças de até 2 anos, R$ 30 reais para adultos, estudantes e idosos pagam meia (com comprovação mediante carteirinha). Há lanchonete, banheiros e fraldário nas dependências. Antes de ir se informe pelos telefones (27) 3288-1151, (27) 3288-2128 e (27) 99992-2215.

Banner Marcelo
Institucional Basic Idiomas
Camara Municipal de Guarapari – Participe

Institucional MAllagutti

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente Marechal Floriano está de parabéns por manter um zoológico como este. Estive lá há duas semanas, como minha filhas. Vale a pena mesmo conhecê-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here