Ele já tem um trabalho reconhecido em Guarapari como designer gráfico de quase 20 anos. Posteriormente, liberou seu talento como escritor publicando quatro livros sendo: dois de poesias “Dom da Palavra” e “Nós”. Um livro de crônicas “Universo que Emociona” e finalmente um livro que ele intitula de auto excelência, chamado “Torne-se Perigoso”.

Marcelo Moryan 2
Designer, escritor, publicitário, Marcelo Moryan, está sempre em busca de algo novo.

Estamos falando do artista multimídia Marcelo Moryan, que com toda sua experiência na criação de imagens corporativas e publicidade, criando nomes e identidades de grandes empresas, partiu para a fotografia.

De acordo com ele, esse começo foi simplesmente uma fuga para relaxar. “Eu precisa de algo para sair um pouco do stress do dia a dia”, diz, explicando que com a fotografia conseguiu unir coisas. “Eu queria uma atividade que fosse mais ou menos compatível com aquilo que eu já fazia. Eu amo fotografia e de uns quatro anos para cá eu passei a fotografar”, explicou.

13 Quimlobola
As belas fotografias de Moryan estão em exposição no Shopping Guarapari.

Como já dissemos, a arte para Marcelo é parte integrante de sua vida, profissionalmente ou por lazer. Agora as coisas se misturam a ponto do publicitário ser hoje um fotógrafo com imagens publicadas em grandes jornais, que retratam o dia a dia de uma Guarapari vista e observada com muita sensibilidade.

Procissão de São Pedro
Religiosidade é um dos temas do fotógrafo.

Essa sensibilidade se transformou em uma exposição chamada “Nuances Guarapari”, que é baseada em fotos de Guarapari, que segundo ele é uma forma de carinho e amor pela cidade. “Guarapari é uma cidade que me recebeu de braços abertos, desde que eu comecei com publicidade. Então eu vi na exposição o fato de estar devolvendo a cidade, um pouco da sua história, um pouco da sua identidade”, disse.

Ele crê ainda que a exposição – que atualmente está no Shopping Guarapari – é uma forma de divulgação de Guarapari, já que vai rodar outras cidades. “A exposição esta vendendo Guarapari como um todo, como se fosse um grande folder aberto”, explica.

Praia da Cerca
A Praia da Cerca de Guarapari de um ângulo especial.

Nuances Guarapari conta com 40 fotografias, escolhida detalhadamente por Moryan. “Cada fotografia me falou de um momento, com ângulos e pessoas diferentes”, fala..

Ainda segundo Marcelo, a exposição está projetada para que em 2014, se torne um  livro, que vai englobar 160 fotografias contando um pouco da história de Guarapari.

Dia de Feira, Dia Feliz
A feira livre também teve seus momentos registrados.

Esse é Marcelo Moryan, um artista multimídia, determinado, cuidadoso e sem dúvida, com muitos talentos. Para conseguir uma fotografia que lhe satisfaça, o artista chega demorar um dia inteiro, ou até mesmo ir a um local várias vezes, atrás da foto ideal. “Eu não gosto de fazer uma fotografia somente por ser bela. Ela tem que ser provocativa. Ela tem que provocar alguma coisa. Isso que eu venho tentando construir, o despertar no outro. Quero fazer da fotografia algo panfletário, mas não no sentido ideológico”, filosofa.

Amanhecer em Guarapari
Amanhecer da cidade.

Depois destes trabalhos Moryan projeta mais viagens e mais fotografias, buscando ampliar ainda mais a sua arte. Quem quiser conferir um pouco do talento deste artista multimídia é só dar uma passada no shopping Guarapari, no centro da cidade, onde as fotos de Moryan estarão expostas até o dia 8 de setembro.  Mas outras datas e cidades estão previstas.

Confira abaixo as outras datas

1275784_213165478847970_381419020_o

Por Wilcler Carvalho Lopes, colaborou Roberta Bourguingnon

Deixe seu comentário