Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando diversas atividades. Ontem (05), em Alto Joeba foi lançado oficialmente o projeto ‘Plantando o Futuro’.

A solenidade, que contou com a presença do prefeito Fabrício Petri e da secretária de Meio Ambiente (Seman), Jéssica Martins, aconteceu pela manhã, próxima a nascente do Rio Pongal, que fica entre as propriedades dos agricultores Edílio Calenzani e Zenaldo Lorencini. O espaço de 1.000 m2 foi isolado e será preservado pelas famílias proprietárias e pela prefeitura.

A solenidade, que contou com a presença do prefeito Fabrício Petri e da secretária de Meio Ambiente (Seman), Jéssica Martins.

Na ocasião, os proprietários assinaram um termo de adesão ao projeto e foi realizado o plantio simbólico de mudas de árvores. No local, segundo Martins, já foram plantadas cerca de 200 mudas de árvores nativas da região. “Em breve iremos plantar mais árvores no local”, disse.

De acordo com informações da gerente de Recursos Hídricos e Naturais, Ana da Mata, o projeto de recuperação de nascentes inicialmente será desenvolvido na sub-bacia do rio Pongal, por ser o rio utilizado na captação de água para o abastecimento da população de Anchieta. “O objetivo principal da recuperação é melhorar e manter a condição hídrica no município, frente a escassez de água que vem assolando muitas regiões, e que também atingiu Anchieta”, explicou.

Os proprietários assinaram um termo de adesão ao projeto e foi realizado o plantio simbólico de mudas de árvores.

Segunda Matta, a Seman pretende desenvolver outras ações nessas propriedades para traná-las mais ambientalmente sustentáveis. “Estamos em estudo para construção de caixas secas, recuperação de topo de morros, introdução de outras culturas entre as áreas recuperadas de nascentes, que sejam compatíveis com a região e a recuperação de cursos hídricos e economicamente interessantes para o proprietárioa”, conta.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma, Incaper de Anchieta e proprietários rurais.

Mais atividades

Já hoje (06), às 9h, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), em Guanabara, irá realizar o plantio de árvores nativas e frutíferas na área externa da instituição. O plantio irá acontecer com presença de autoridades e voluntários.

No dia 07 irá acontecer a partir das 9h, a arborização de todo o bairro San Martin, na sede de Anchieta. A Seman informa que haverá plantio de dezenas de mudas de árvores com ajuda da população local. “Mobilizamos os moradores e eles irão ajudar a arborizar todo o bairro”, disse a titular da pasta, Jéssica Martins.

O espaço de 1.000 m2 foi isolado e será preservado pelas famílias proprietárias e pela prefeitura.

De acordo com Martins, as atividades têm como foco a mobilização da sociedade. “Precisamos mostrar para a nossa população que podemos fazer algo para ajudar na preservação ambiental do planeta e garantir o futuro das próximas gerações”, disse.

A Secretaria também lançou recentemente um projeto de compostagem. Vinte famílias foram selecionadas para colaborarem na geração de dados e indicadores qualitativos sobre a compostagem doméstica e sua importância social e ambiental.

Deixe seu comentário