A revitalização da Orla Central de Anchieta é um desejo antigo dos moradores e que o prefeito Marcus Assad está transformando em realidade. A assinatura da Ordem de Serviço para início das obras aconteceu ontem (26).

Além da melhoria da mobilidade urbana, a Nova Orla Central será um atrativo turístico, gerando emprego e renda para a população, fortalecendo o comércio e levando mais modernidade ao visual de Anchieta.

“Desde quando assumimos a prefeitura estamos trabalhando para realizar esse sonho da população, que é desfrutar das belezas da Orla Central, com segurança e conforto”, disse o prefeito.

A previsão é de que a obra fique pronta em doze meses. O investimento total é de R$6.157.511,32 (seis milhões, cento e cinqüenta e sete mil, quinhentos e onze reais e trinta e dois centavos).

Foto: Divulgação Assessoria PMA
Foto: Divulgação Assessoria PMA

Natureza como inspiração

A concepção arquitetônica desse novo espaço urbano de Anchieta foi feita pela Gerência de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Gepea), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, coordenada pelo engenheiro Armindo de Sousa Ribeiro Júnior e pelo projetista Cleber Lacerda.

“Este projeto será um marco para o turismo de Anchieta por que vai modernizar a cidade. Foi inspirado no voo das garças e gaivotas, que são aves marinhas da nossa região, para que o local seja um ponto de parada para os turistas que visitam nossa cidade”, resume Cleber Lacerda.

Aqui as árvores permanecem

Foto: Divulgação Assessoria PMA
Foto: Divulgação Assessoria PMA

Por orientação do prefeito, o projeto de revitalização da Praça Central manteve as Castanheiras da Praça. Mesmo não sendo da flora nativa, portanto de preservação obrigatória, elas serão mantidas por que fazem parte da história de Anchieta.

“Só mesmo quem é de Anchieta de verdade sabe dar valor as nossas castanheiras”, disse, ao conhecer o projeto, a médica Ana Regina, neta de Thiago Bezerra Leite, falecido proprietário do Hotel Anchieta, hoje Centro Cultural, localizado na praça.

Quiosques, banheiro público e estacionamento

O projeto de revitalização da Orla Central valorizou o lazer da população, com qualidade de atendimento e beleza. São dois módulos, com total de quatro quiosques, dotados de banheiros públicos. Haverá também ciclovia, novo calçadão, passarela para pedestres, academia popular e área de lazer infantil. Além disso, para melhorar a mobilidade urbana o projeto prevê duplicação da pista, ponto de ônibus com recuo e estacionamento.

Todo o projeto foi pensado para garantir o direito de ir e vir das pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Haverá banheiros acessíveis e rampas de acesso entre a praia e área de lazer.

Mudanças no Trânsito

Durante o período de execução das obras, a rua principal funcionará em mão dupla ao longo do trecho da praça (do supermercado até o Banestes). Haverá recuos para os ônibus em ambos os lados. Os quiosques, ambulantes e trailers de lanches serão todos relocados, assim como o ponto de táxi. A agência dos Correios vai funcionar na Casa do Cidadão.

Acompanhe a obra

Valor: R$6.157.511,32 | Duração: 12 meses | Ouvidoria: (28) 3536-3233

Deixe seu comentário