A campanha de coleta de sangue do ônibus do Hemoes em Guarapari recomeçou hoje e segue até amanha (28). O ônibus está estacionado na área do Radium Hotel. No último dia 26, o ônibus do Hemoes esteve na cidade, mas por causa do grande número de doadores, a equipe não deu conta de atender a todos. Muitos inclusive desistiram de fazer a doação por causa da falta de senhas.

“Normalmente nós vamos preparados para atender no mínimo 50 pessoas e no máximo 100. Este é o parâmetro para o ônibus. Hoje já atendemos 75 pessoas e seguramente chegaremos aos 100 previstos”, explicou o Dr. Bernardo Pacheco, coordenador da equipe de coleta externa do Hemoes.

a previsão é de que cerca de 200 pessoas doem sangue até amanhã. Foto: João Thomazelli/Portal 27
A previsão é de que cerca de 200 pessoas doem sangue até amanhã. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Sobre a doação direcionada para um paciente específico, Pacheco explicou que nas coletas externas, o número de doações direcionadas é limitado, mas é possível fazer.

“Nós podemos encaminhar até dez doações de sangue para um paciente específico. No caso do rapaz aqui de Guarapari que está precisando de doações de plaquetas, basta o doador dizer na hora do cadastro o nome do paciente. O que exceder este número, vai para o banco do Hemoes normalmente.

a procura foi menor do que semana passada, mas estima-se que 200 pessoas doem sangue até amanhã. Foto: João Thomazelli/Portal 27
a procura foi menor do que semana passada, mas estima-se que 200 pessoas doem sangue até amanhã. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O ônibus fica até amanhã (28) no pátio do Radiun Hotel, no Centro de Guarapari. O horário de atendimento é de 8 horas às 16 horas.

Para se tornar um doador é necessário: ter vontade e estar bem de saúde; pesar mais de 50 kg; ter entre 16 e 67 anos (com 16/17 anos é necessária autorização do responsável legal / acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos); não estar em jejum (se almoçar, aguardar 3h para a doação); levar documento oficial de identidade com fotografia.

Doar sangue é necessário e muito importante, mas exige alguns cuidados: não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, histórico recente de DST. Também fica impossibilitado de doar quem tem ou já teve: hepatite (após os 10 anos de idade); doença de chagas, malária ou sífilis; vírus HIV ou AIDS.

Serviço

Ônibus do Hemoes em Guarapari

Data: quarta-feira (28)

Horário: das 8 às 16 horas

Local: praça do Radium Hotel, Centro – Guarapari