Durante o mês de outubro acontece a campanha Outubro Rosa, criada na década de 90 para conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção e controle do câncer de mama. No espírito da campanha o salão Studio 21, localizado na avenida Beira Mar, na Praia do Morro, está oferecendo cortes gratuitos para as mulheres que doarem os cabelos para a confecção de perucas, que serão ofertadas para as vítimas da doença.

A proprietária do salão, Luciana da Silva Alves, de 45 anos, relatou que realiza esse trabalho o ano inteiro, mas que no mês de outubro dá uma ênfase na divulgação para conseguir mais doações. Ela contou que já teve familiares com câncer, mas a iniciativa surgiu quando uma amiga descobriu o câncer de mama. “Minha amiga estava com câncer e eu cuidava da peruca dela. Então ela conversava comigo falando das perucas que o pessoal lá precisava e aí a gente teve a ideia de começar a cortar os cabelos e doar”. 

A amiga de Luciana, Maria da Penha Ricieri, que enfrentou o câncer, foi quem a inspirou para começar a campanha. Fotos: Arquivo Pessoal

Luciana explicou que para ganhar o corte grátis é preciso estar disposta a mudar o visual. “Falo sempre com as clientes que é a partir de 10 centímetros, que é o que eles pedem no hospital. Se a pessoa puder doar, dou o corte gratuito”.

Segundo ela, pelo menos 20 pessoas doaram os cabelos cortados no seu salão. Mas, Luciana afirma que este número poderia ser bem maior se as mulheres não tivessem tanto apego aos cabelos. “As mulheres não querem cortar muito os cabelos. É difícil encontrar uma que quer radicalizar”.

Uma das doadoras é a autônoma Rosa Laprovitera, de 48 anos. Ela contou que doa os cabelos há 4 anos. “‘ Eu adquiri esse hábito depois que minha filha fez um tratamento de transplante renal próximo ao Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), em São Paulo. Então fui visitar o hospital e a gente se solidariza com a causa”.

A autônoma Rosa Laprovitera corta os cabelos no salão e doa há 4 anos. Foto: Arquivo Pessoal

“A doação é muito importante. A criança com câncer perde todo o cabelo e quando coloca a peruca, principalmente, nas meninas você vê a diferença nas  feições da criança. A autoestima dela melhora e ela se sente mais segura. Faz uma diferença muio grande”, afirma Rosa. 

A cabeleireira também ressaltou a necessidade da doação. “É preciso ajudar essas mulheres porque elas já sofrem tanto com a doença e a perca do cabelo aumenta o sofrimento de muitas porque ele é a moldura do rosto. Então se a pessoa tem um cabelo que possa doar, lembra que o cabelo cresce, e doa para alguém porque isso é bem válido”.

Para realizar o corte gratuito e doar os cabelos basta agendar um horário através dos telefones (27) 3262-8028 ou 99718-4936. O Studio 21 funciona de segunda a sábado das 9h às 19h.