Muitas mães veem as creches como uma opção para deixar os filhos em segurança enquanto trabalham. Mas, nem sempre estes locais tem a estrutura adequada para receber os pequenos. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Gama dos Santos, localizado na rua Projetada, no bairro Aeroporto, é um dos que precisa passar por melhorias.

A tinta da escola está saindo e segundo a mãe, algumas salas são pequenas e abafadas. Foto; Whatsapp

Uma bacharel em direito, de 27 anos, que prefere não ser identificada, é mãe de um aluno de 2 e 8 meses. Ela relatou que o local tem ótimos profissionais e a alimentação servida aos alunos é de boa qualidade. Porém, o prédio tem diversos problemas estruturais. “O ano letivo começou e já era para a escola estar preparada para receber os alunos, mas não foi o que aconteceu. Já na entrada a pintura está saindo. Não basta só fazer a creche, tem que cuidar da manutenção delas”, disse a mãe.

Segundo ela, algumas salas de aula também não “Uma sala é muito grande, tem dois janelões e ventilador. Contei e vi que tinham 14 alunos. Na do meu filho tem 12 crianças e tem menos da metade do tamanho da outra sala. As crianças dividem espaço com mesas e armários então se metade das crianças deitarem para dormir, ninguém mais anda. A questão não é só o tamanho, a sala também é muito abafada”.

A preocupação da mãe é ainda maior em relação ao pátio. O local tem chão de terra que é desnivelado e tem pedra. “Os lixos ficam ali onde as crianças brincam. Por mais que o lixo úmido fique separado do seco, está tudo ali onde elas ficam. E se cai alguma coisa no chão na hora de fazer a retirada do lixo? O local fica contaminado”, afirmou a mãe preocupada.

No pátio da creche o chão é de terra, tem pedras e as lixeiras ficam próximas ao parquinho, que também tem brinquedo enferrujado. Fotos: Whatsapp

Ela também relatou problemas no brinquedo do parquinho. “O parquinho além de estar horrível, está com ferrugem. Não sei se aquilo ali é capaz de suportar as crianças brincando porquê as partes que proporcionam o movimento dos brinquedos estão enferrujadas. Eu nunca deixaria meu filho brincar naquilo”.

A mãe também sugeriu que a área do pátio onde fica o parquinho seja aproveitada para ampliar as salas de aula. “Se eles fizessem isso, o espaço onde é chão de terra poderia ser melhorado e aproveitado para as crianças brincarem. Ali tem uma árvore que faz uma sombra boa e seria ótimo para eles”.

Início imediato dos reparos. O Portal 27 procurou a prefeitura para saber se existe previsão de quando a creche vai passar por reforma e foi informado que  “Em reposta à denúncia apresentada por uma mãe de aluno do CEMEI “Maria Gama dos Santos”, a Secretaria de Educação informa que nesta quarta-feira, dia 28/02/2018, a Secretária Municipal da Educação, realizou visita na referida escola, juntamente com o técnico responsável pela Rede Física Escolar, sendo acompanhados pela Diretora Escolar.

Nesta visita ficou deliberado o início imediato dos reparos de manutenção da Escola, bem como a ampliação do atendimento com a construção de uma sala de aula.

Serão realizados os seguintes serviços: nivelamento e revestimento do pátio com pavi-s, pintura da parte externa da escola e a construção de mais uma sala de aula, para ampliar a oferta das vagas e acomodar melhor os alunos.  Esclarecemos ainda que o quantitativo atual de crianças por turma, está em conformidade com a legislação vigente.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here