“Roteiro nacional do Ministério do Turismo refaz caminhada de 105 km do Padre Anchieta, que saía de Vitória em direção ao município de Anchieta, no litoral sul capixaba.”

A cidade de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo, situada na foz do Rio Benevente, tem 30 km de extensão litorânea, é recortada por enseada, falésias, lagoas, manguezais dos mais preservados do Estado, parque fluvial e ruínas históricas. O município possui 23 lindas praias – algumas movimentadas e outras paradisíacas. Todas oferecem aos turistas opções de lazer e entretenimento como mergulhos, esportes náuticos, passeios ecológicos, histórico-culturais e aventura para todas as idades.

O artesanato em conchas, madeira, cipó; a gastronomia com a moqueca capixaba e pratos à base de frutos do mar; o agroturismo, mostrando o interior por meio de produtos caseiros, biscoitos, licores, queijos, polenta, linguiça e outras delícias promovem o circuito do agroturismo. Outros circuitos como: Náutico (mar e rio), da cultura, história, fé e eco aventura, são outras opções oferecidas pelo município e integra a região em duas importantes rotas turísticas: Rota do Sol e da Moqueca e Rota da Costa e da Imigração.

Anchieta tem inseridos no Calendário de Eventos: o Festival de Frutos do Mar (Outubro) e a Festa Nacional do Beato Anchieta (que inclui a caminhada “Os Passos de Anchieta”em Junho), Semana da Agricultura Familiar em Julho, Festa da Moda de Viola em Setembro, Festa da colonização Italiana, com Os Passos dos Imigrantes, também em setembro, e outros eventos importantes que agregam vários atrativos culturais e turísticos.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Com a chegada do Padre José de Anchieta e a Companhia de Jesus em 1565, a então aldeia de Rerigtiba incorporou os hábitos europeus e passou a receber, anos mais tarde, e já rebatizada de Benevente, famílias de italianos que para cá vieram. O porto era uma das principais vias de acesso ao interior, navegável até as altas regiões de montanha do Espírito Santo. Anos depois, o município passou a se chamar Anchieta.

A historia e a tradição levou à criação da Caminhada da Fé “Os Passos de Anchieta”, que ocorre no feriado de Corpus Christi, mês de junho. Os andarilhos percorrem os 105 Km desde o ponto de partida, na Catedral de Vitória (Capital do Espírito Santo), passando por pontos históricos como a Prainha de Vila Velha, onde ficam o Convento de N. Sra. da Penha, o Forte São Francisco Xavier e a Praia do Ribeiro, local de primeira morada de Vasco Fernandes Coutinho logo que aportou no Espírito Santo, ainda no Século XVI. A caminhada completa-se passando pela Barra do Jucu, Ponta da Fruta, pelas belas praias de Guarapari, Meaipe, até chegar a comunidade de Mãe Ba, aos balneários de Ubu, Praia da Guanabara, Praia de Castelhanos, praia central de Anchieta.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Os motivos para a caminhada são diversos: muitos querem conhecer a história, a cultura e os atrativos turísticos. Outros fazem da caminhada uma oportunidade de reflexão e fé. O ponto final é o Santuário de Anchieta (Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. A cidade recebe, por ano, aproximadamente 200 mil turistas e a movimentação na cidade por conta dos Passos de Anchieta, evento incluído na Festa Nacional do Beato Anchieta – e o fluxo aumenta consideravelmente nessa época.

Deixe seu comentário