O antigo processo de fabricação de vinho será uma das novidades na Festitália 2015, que acontece de 12 a 14 de junho em Alfredo Chaves. O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877, responsáveis por uma cultura marcante no município e que representa a descendência de mais de 70% dos moradores.

Este ano, as novidades são a pisa da uva e o alambique móvel. No sábado e no domingo, os visitantes poderão participar do antigo processo de fabricação de vinho. O evento ainda irá contar com boteco do nonno, carretão do vinho, polentopédia, vinhocleta, tombo da polenta, danças e muita comida típica.

viagem-nacional-pisa-da-uva-1024x680
O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877.

Como em todos os anos, a Carretela Italiana abre o evento, na sexta-feira, com um mega desfile na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Para este ano, os organizadores pretendem ampliar as atrações. O desfile inicia às 19h30min, carros antigos e a Casa da Nona Móvel, construída para ser mais uma novidade na atração.

De acordo com um dos organizadores, o empresário Leandro Fardim, a carretela envolverá a participação de cerca de 500 pessoas e muitas novidades. “Iremos levar muita gente e atrações para a avenida, cerca de 500 pessoas estão envolvidas, para mostrar a nossa rica cultura italiana ainda presente”, disse.

pisa-da-uva-expo-sao-roque-2013
No sábado e no domingo, os visitantes poderão participar do antigo processo de fabricação de vinho.

Fardim adianta que haverá além da tradicional polenta móvel, outras atrações interessantes. “Teremos na avenida a apresentação da ‘vinhocicleta’ e da ‘polentopéia’ – bicicletas que a cada edição do evento ganham espaços para mais um integrante -, galinheiro móvel e um caminhão adaptado que apresentará os principais utensílios e ferramentas utilizados pelos imigrantes como a moenda de cana e o grupião, utilizada antigamente para serrar madeira.

A carretela ainda contará com a participação de carros antigos, um veículo presidencial e de alunos do município tipicamente vestidos. “Muito vinho e polenta serão servidos durante o percurso da carretela e a noite será encerrada com muita música”, comentou Leandro.

De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, a festa tem como foco evidenciar a cultura que ainda é conservada por diversas famílias no município. “Será um fim de semana especial, onde todas as famílias, mesmo com descendência de outras etnias poderão se divertir apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.

Somente no sábado o acesso ao evento será cobrado. O ingresso está sendo vendido a R$ 15,00 antecipado, nas lojas Alfredense, em Alfredo Chaves. Nos demais dias a entrada para a festa e o estacionamento são gratuitos.

Informações: 27 99971-1654 / 3269-1998.

Programação 7ª Festitália:
Sexta (12) – Centro da cidade
19h30min- Carretela Italiana na avenida Getúlio Vargas – Centro
21h- Show italiano com a banda Gioco Di Mora
23h- Show com Banda Tallento’s

Sábado (13) – Parque de Exposições – R$ 15,00 antecipado
20h- Abertura dos estandes e jogo de mora
21h- Grupo Folclórico Piccolo Pavone
21h30min- Pisa da Uva e show com a banda Gioco di Mora
23h- Super show com Donato e Eduardo
01h- Show Musical Prateado

Domingo (14) – Parque de Exposições
10h- Missa campal com Benção da Polenta
12h- Show com Mirano Shuler
12h30min- Tombo da Polenta
14h- Pisa da Uva
14h30min- Destilação da Cachaça no Alambique Móvel
14h- Grupo de dança Granelli del Monti
15h- Grupo Granelli dei Monti
15h30min- Folclórico Piccolo Pavone
16h- Show com Sérgio Dalvi
18h- Show com Christian Sullywan

Deixe seu comentário