Recebemos muitas reclamações das comunidades de Santa Mônica e Setiba sobre a falta de médicos nos postos da região. Confira abaixo uma dos e-mails que recebemos:

“O atendimento médico nas Unidades de Saúde de Santa Mônica e Setiba está um caos. Em Santa Mônica, são distribuídas apenas 15 fichas por semana, tem pessoas chegando 01:00 da madruga para guardar lugar Em Setiba, somente 20 fichas e moradores chegando 01:00 da madrugada também para garantir vagas. O pior é que só uma médica atende as 02 unidades, o nome dela é Dra. Rosa. Estão fazendo pouco caso com moradores da região norte em todas os sentidos, saúde, educação, limpeza e até diversão. É o fim”, explicou o leitor.

A Unidade de Saúde de Setiba foi inaugurada no ano passado. Foto: Divulgação.
A Unidade de Saúde de Setiba foi inaugurada no ano passado. Foto: Divulgação.

Entramos em contado com a Secretaria de Saúde. Confira abaixo as respostas da secretária Aurelice Vieira.

Portal27: Vai haver algum investimento na saúde da região norte? Existe algum médico previsto para ser enviado para o local?

Aurelice: Conforme já havia explicado para o presidente da Associação dos moradores do bairro Santa Mônica, na reunião do Conselho Municipal de Saúde, estamos recebendo médicos hoje (8) à tarde e, entre eles, irá mais um médico para a Unidade de Setiba e um médico pra Unidade de Santa Mônica.

P27: Não dá para aumentar o número de pessoas atendidas por dia? É necessário chegar mesmo à 1h da madrugada?

Aurelice: Quanto ao quantitativo de fichas para o atendimento, é importante registrar que o médico da unidade não fica somente na unidade em consultório, pois, dentre outras ações, é responsável por visitas domiciliares. Durante o dia, têm sido feitos atendimentos de até 25 pacientes, haja vista que conforme têm sido relatados pelos médicos, os pacientes carecem de ser bem examinados e ter um atendimento qualificado.

A Secretaria de Saúde prima pela qualidade e melhoria do atendimento ao cidadão e hoje tem 14 médicos a mais no município e também todas as unidades possuem enfermeiros e técnicos com conhecimento técnico para atender a população de acordo com sua competência. Os médicos (as) das unidades atendem de crianças a idosos. Fazem atendimentos a crianças, puericultura, hiperdia, gestantes, puerpério. Assim como, fazem reuniões com a equipe da unidade para conhecer o diagnóstico situacional da região.

É importante ressaltar que a Unidade de Setiba foi inaugurada em dezembro de 2013 em um investimento de mais de um milhão de reais e está estruturada para ter duas equipes completas de saúde da família, com saúde bucal.

Deixe seu comentário

Comments are closed.