Os skatistas e pedestres que frequentam o calçadão da Praia do Morro em Guarapari alegam que precisam disputar o espaço público. De acordo com o empresário Gaspar Fromholz, 26 anos, que é skatista, a categoria batalha por um local há mais de dez anos. Eles querem um skate parque (local destinado à prática do skate). “Muitas pessoas reclamam quando andamos nas calçadas e praças, pois acaba machucando as pessoas, porém também temos o nosso direito”, disse Gaspar.

Huno Barbosa, 31 anos que é body piercing, contou que já se machucou andando de skate.“A gente disputa calçada com pedestres e ciclistas, já machuquei meu ombro em uma queda. Cadê o nosso espaço?”, disse Huno. O assunto veio à tona na última quarta-feira, após um grupo de skatistas tomar a iniciativa de colocar duas rampas de madeira com 1,10 de altura e 1,80 de comprimento em cima de um trecho do calçadão da Praia do Morro.

10622869_10202292880433897_7544829870654272138_n
Skatistas praticavam esporte a noite e fiscalização proibiu. Foto: reprodução internet.

Os skatistas alegaram que a rampa é móvel, e foi feita para praticar o esporte à noite, depois seria retirada do local. No entanto, uma equipe de fiscais da prefeitura esteve no local e orientou aos atletas que recolhessem as rampas. O empresário Caio Freire, 21 anos, contou que a categoria pretende criar uma associação para lutar por mais incentivo ao esporte. “Nós vamos fazer um abaixo assinado para conseguir uma área para praticar skate”, disse Caio.

Já o estudante Luiz Carlos dos Santos, 30 anos, cobrou uma resposta das autoridades “Com o esporte os jovens ficam inclusive fora das drogas, quero que as autoridades tomem providências e garanta espaço para o skate, nós já batalhamos por isso há anos”, disse Luiz. O marceneiro Dell Gama, 31 anos, que junto com seu sócio construiu a rampa, disse que a proposta é utilizá-la até três vezes por semana. “Acho correta a fiscalização, porém deveríamos ter alternativas. Nós colocamos as rampas na praia e encontramos pai e filho andando de skate, isso deve ser estimulado”, ponderou.

skate
Muitas pessoas reclamam quando andamos nas calçadas e praças, pois acaba machucando as pessoas, porém também temos o nosso direito”

O skatista profissional Jhonata Santos Viana, o Hei Jhow, 27 anos, lamentou o ocorrido. “Não existe esportista, sem o lugar para exercer a atividade, é preciso providências”, disse Jhonata. Segundo o marceneiro Reiner Felipe, 20 anos, os skatistas promovem eventos na cidade e mobilizam cem e até mais praticantes do esporte.

Prefeitura diz que complexo esportivo terá pista de skate

A prefeitura de Guarapari informou por meio de nota, que a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, já está realizando o levantamento dos locais mais apropriados para a implementação de rampas para a prática esportiva.No entanto, esclareceu que praticantes do esporte já dialogaram com membros da prefeitura sobre o projeto, porém, ainda não há pontos definidos. A nota diz ainda que a intenção do município é buscar locais de fácil acesso aos praticantes.

Altered-Route-041
A Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, já está realizando o levantamento dos locais mais apropriados para a implementação de rampas para a prática esportiva.

De acordo com a prefeitura, uma pista de skate será construída no Complexo Esportivo Municipal que está sendo construído no bairro Muquiçaba. Destacou que no local haverá ginásio poliesportivo, quadra coberta, quadra de tênis, praça, calçadão, sala orquestra, sala de ginástica, sala balé, lanchonete, banheiros, salão de jogos (ping pong e sinuca), almoxarifado, sala de material esportivo, sala de palestra e orientação esportiva.

Em relação às rampas móveis, a prefeitura informou que uma equipe da Fiscalização solicitou aos praticantes que retirassem o equipamento. A ação ocorreu com base no Termo de Ajuste e Condutas (TAC) da Praia do Morro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!