O prefeito Rodney Miranda decidiu que a Prefeitura de Vila Velha vai abrir uma passagem pela Rodovia do Sol para dar vazão às águas que estão inundando diversos bairros da região de Guaranhuns e afetando milhares de pessoas. A ação terá início a partir das 15h30 desta quinta-feira (26/12). O local da abertura da pista será entre o Viaduto e a ponte sobre o Rio Jucu.
.
O prefeito decidiu tomar esta medida tendo em vista os graves problemas que os bairros alagados têm enfrentado e os riscos que mais de 35 mil pessoas estão correndo. Além de acidentes, as águas contaminadas podem trazer diversas doenças. Muitas pessoas estão ilhadas e enfrentam dificuldades para conseguir água potável.

1486083_574914139265874_575230432_o
Com a abertura da pista, espera-se que água represada nos bairros escoam em direção ao Rio Jucu.

Reunião

No final desta manhã (26), o prefeito Rodney Miranda, em reunião com representantes de diversas comunidades atingidas pelas fortes chuvas – Barra do Jucu, Pontal das Garças, Ilha dos Bentos, Jockey de Itaparica, Barra do Jucu, Praia das Gaivotas, Cobilândia, Terra Vermelha, entre outros – anunciou ações emergenciais para dar vasão às águas do Rio Jucu e do Canal Guaranhuns.

As ações consistem na abertura de um trecho da Rodovia do Sol, próximo ao acesso a Darly Santos, para que o Canal Guaranhuns desague direto no mar. A previsão para início da intervenção é às 12h30 desta quinta-feira (26). Ainda será aberto um contorno no lado esquerdo do Rio Jucu na altura da Ponte da Madalena para que a vazão aumente nesse trecho. A intervenção terá 30 metros de largura e a operação terá duração de cerca de três horas.

Outra atitude que já está sendo tomada pela equipe municipal de Serviços Urbanos é a limpeza do Canal Guaranhuns com a retirada de gigogas, que também estão obstruindo a passagem das águas. Além disso, as dez bombas d’água que estão desaguando cerca de 3 milhões de litros por hora do Guaranhuns para o Jucu continuam funcionando.

“Estou caminhando nas ruas e ouvindo o clamor das pessoas que estão vivendo esse drama. Essa é uma decisão radical que tomei em conjunto com a comunidade com o objetivo de fazer a água correr. As ações não serão isoladas, vamos agir juntos até que a vida dos moradores de Vila Velha volte ao normal”, afirmou o prefeito Rodney Miranda.

Deixe seu comentário