A interdição de parte da orla da Praia do Riacho completa uma semana nesta terça-feira (13). O avanço do mar causou erosão em 115 metros da via e o local está sendo monitorado pela Defesa Civil Municipal. A prefeitura realizou uma obra paliativa, que foi visitada pelo prefeito Edson Magalhães, na manhã desta segunda-feira (12).

O prefeito Edson Magalhães e o secretário de Obras Emanuel Vieira estiveram na Praia do Riacho nesta segunda-feira (12).

O síndico do edifício Sea Porte, James Graupner, conversou com o prefeito durante a visita e afirmou que Edson prometeu resolver a situação em oito dias. “Ele falou que realmente é um caso de emergência e vai fazer  a obra semelhante ao que foi feito em Meaípe. Porém, vai alongar 15 metros para que o problema não se repita mais a frente. Ele dissee qque decretando estado de emergência junto com a Defesa Civil não iria precisar cumprir um monte de burocracia e garantiu que no mais tardar em oito dias a obra começa.”, disse James.

O local também foi vistoriado pela Defesa Civil Regional, Defesa Civil Estadual e Municipal nesta segunda-feira. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Romildo Scalzer, apesar da erosão ter se aproximado bastante do edifício Sea Porte, localizado na região, não houve necessidade de interdição. “De acordo com a primeira análise não houve necessidade de interditar o imóvel. O relatório vai sair ainda, mas no momento o imóvel não apresenta nenhum risco ou qualquer tipo de fissura ou rachadura que possa comprovar que foi causado pela erosão”, disse Romildo.

De acordo com a prefeitura, a situação de emergência do local ainda pode ser decretada. “A Secretaria Municipal de Obras informa que aguarda o laudo da Defesa Civil Municipal para saber se há a viabilidade técnica de situação de emergência. O prefeito só poderá fazer o decreto depois disso”, diz a nota da administração municipal.

Poste. Após a finalização da obra paliativa, uma equipe da Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano (Codeg) retirou um poste que oferecia risco de cair. A via continuará interditada até o término da obra.